28 de março de 2024 19:07

Gerdau cria projeto para tornar unidades comerciais autossustentáveis em energia

Empresa passa a gerar energia solar para consumo próprio e, com iniciativa piloto, garante créditos para utilização em suas plantas

 A Comercial Gerdau Montes Claros, em Minas Gerais, foi a unidade da Gerdau escolhida como piloto para um projeto de geração de energia limpa, seguindo uma tendência mundial em prol da sustentabilidade. O projeto Inova Solar foi criado a partir da realização de um hackathon com fornecedores e de pesquisas de especialistas, que avaliaram o cenário brasileiro, o consumo energético das unidades comerciais da empresa e as oportunidades do mercado de energia. O modelo adotado foi o de instalação de placas de captação de energia solar para consumo próprio. Como a geração realizada na unidade de Montes Claros é 8% superior à necessária na unidade, a energia excedente passa a ser redistribuída para a concessionária local e a Gerdau recebe o retorno em crédito para utilizar em outras plantas.

O modelo deve ser replicado nas unidades de Minas Gerais e, posteriormente, nas demais áreas de atuação da Gerdau no país, priorizando as localidades com alta radiação solar. “Essa iniciativa permite uma redução de custo por meio de uma fonte de energia limpa, segura e renovável. Além disso, traz receitas adicionais e aprendizado sobre um novo negócio”, garante Fernando Pessanha, diretor de Matérias-primas, Suprimentos e Energia.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade