18 de abril de 2024 21:41

A 2 dias antes de entrar em vigor, vereadores criticam rotativo e já falam em indústria da multa

aerea lafaiete
Rotativo começa a funcionar na próxima segunda-feira

Depois de mais de 3 anos desde a sua suspensão judicial o sistema rotativo inicia seu funcionamento a partir desta segunda feira, dia 18, em Lafaiete. Nas últimas semanas, não faltaram críticas a sua implantação e dúvidas foram levantadas. Todos são unânimes em respeito aos resultados do rotativo desafogando e retirando veículos do caótico trânsito lafaietense.

Nesta semana, o tem voltou ao debate quando os vereadores criticaram algumas irregularidades. Uma delas foi a respeito da distância entre a vaga e esquina. “Eu medi com a trena, por exemplo, a distância entre a Horácio de Queiróz e João Pessoa. O que era para ser 5 metros ficou em 2,80 metros. Levei isso ao Departamento Municipal de Trânsito e nada. A boca está grande em cima do dinheiro do povo”, criticou Sandro José (PSDB). Ele também apontou excesso de vagas na Rua Inconfidentes perto da Santa Apolônia, na Fonte Grande. “O jeito que fizeram não vai haver espaço para a circulação de carros, já que a rua é de mão dupla e rotativo nos dois lados”,observou.

João Paulo Pé Quente (DEM) cobrou  formalização do convênio com a Polícia Militar para ampliar a fiscalização do trânsito. “A prefeitura tem apenas 8 agentes de trânsito e como vai fiscalizar, por exemplo, um carro que estacionar em frente a sua garagem no sábado à tarde? Vamos ter que esperar até na segunda já que a PM não vai fazer este serviço?”, questionou.

Segundo o parlamentar, no site da prefeitura, já foram notificados 857 motoristas e não há qualquer recurso aceito. “Vamos criar aqui a indústria da multa’, criticou Pé Quente. “Já estamos com uma Ação Popular para barrar a cobrança do rotativo. Queremos mais informações para embasar nosso propósito”, sinalizou Pé Quente.

A busca desenfreada por vagas na área urbana também foi criticada por vereadores. “Em frente a Cemig tinha uma área reservada para entrada de caminhões. Com a nova demarcação conseguiram alocar mais duas no rotativo”, criticou Sandro.

O vereador Benito Laporte adiantou que por duas vezes foi multado na vaga de idoso sendo que ele tem autorização para estacionar nestas vagas. “Me multaram em frente ao Banco do Brasil por duas vezes. O guarda municipal apenas anotou a placa de longe e foi embora. Recorri mas ainda obtive qualquer resultado. Será que vou ter que pagar por estas multas?”, criticou.

Confronto

Vereador Gildo Dutra
Vereador Gildo Dutra/

O vereador Gildo Dutra (PV) saiu em defesa do sistema rotativo e criticou seus colegas que pregam o “quanto pior melhor”. “Eu sempre preguei a união de bandeiras. Aqui em Lafaiete nós temos que acabar com este sentimento que tudo está errado. É começar um projeto, uma obra ou um programa novo e pintam críticas antes mesmo de sua execução. Temos sim que apoiar as boas iniciativas e ajudar a sua implementação e simplesmente atirar críticas ou torce contra. Nossa cidade tem de estar acima das diferenças e

Sandro
vereador Sandro José

dos interesses”, ponderou.

Já o vereador Sandro José contra atacou. “Me permita falar vereador. Olha não estamos contra o rotativo nem contra qualquer ação ou projeto da prefeitura. A gente levar recomendações, sugestões e até mesmo críticas e sequer somos ouvidos ou chamados a contribuir. Então não somos nós que não queremos o bem de Lafaiete”,provocou.

Imagens:Reprodução/Arquivo

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade