28 de março de 2024 06:28

Agricultores Familiares e consumidores obedecem às normas de funcionamento da Feira do Produtor Rural em sua reabertura

Os Agricultores Familiares de Congonhas que produzem suas mercadorias no Município voltaram as expor seus produtos, durante a quarentena do coronavírus, nas barracas externas da Feira do Produtor Rural de Congonhas na tarde e noite, desta sexta-feira, 17 de abril.  Até então, somente sacolões, mercearias e supermercados e padarias estavam comercializando este tipo de gênero alimentício que volta a ser encontrado também na tradicional feira. Boa parte da produção local estava sujeita a perecer. Mas o Decreto Nº 6.950, de 14 de Abril de 2020, permite o funcionamento da Feira, mediante a observação de regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias e que foram observadas por todos no primeiro dia.

Servidores da Diretoria de Desenvolvimento Rural, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura, e a Guarda Municipal atuam na organização do espaço. Os produtores utilizam máscara e luvas látex. Profissionais de saúde do município estão mobilizados em uma ação para conter e prevenir a transmissão do coronavírus durante o período de funcionamento da feira. O trabalho é realizado até às 22h desta sexta e, neste sábado, 18, até o encerramento das atividades dos feirantes.

Seguindo a determinação da Vigilância Sanitária, foi adotado um sistema de rodízio, sendo que o número de pessoas que podem entrar no local por vez está limitado para que não ocorra aglomeração. As equipes estão organizando a fila de entrada.

Além disso, estão sendo feitas aferição de temperatura e triagem dos consumidores que apresentam sintomas de síndromes gripais, geralmente associados aos sinais da covid-19. Os profissionais também estão fornecendo máscaras de proteção e orientando a população.

Neste e nos demais sábados, a Feira do Produtor Rural irá funcionar das 6h às 12h.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade