29 de março de 2024 03:07

Ambientalista alertou sobre a chegada das tempestades de poeira em Congonhas

Com a entrada da temporada de seca e de ventos, o ativista ambiental, Sandoval Souza Pinto, Diretor de Meio Ambiente e Saúde da Unaccon e Membro Fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas (IHGC), provocou novamente o Ministério Público de Minas Gerais, antecipando a possibilidade de nuvens e tempestades de poeira em Congonhas, fenômeno que atinge a cidade há mais de 12 anos devido a exploração mineral.

O documento foi protocolado no dia 21 de julho na Promotoria de Congonhas e eis que 8 dias depois, a nuvem de poeira atingiu a cidade em diversos bairros iniciando na manhã desta quarta-feira (28).

Na representação, Sandoval requereu que Curadoria de Meio Ambiente o acompanhamento como também a determinação de medidas preventivas apropriadas para amenizar a possível piora qualidade do ar no município durante o período entre julho e outubro de 2021.

No documento, o ambientalista já alertava sobre a possibilidade do fenômeno diante da crescente produção de minério em escala mundial e danos a saúde da população.

“Nosso documento pediu o para acompanhamento preventivo com medidas de controle da qualidade do ar em Congonhas. Também pedimos a prevenção diante de novas tempestades de poeira e a verificação de programas de controle atmosférico para controlar da emissão de particulados gerados durante as atividades operacionais dos empreendimentos minero siderúrgicos sediados no Município”, salientou Sandoval.

Leia representação feita por Sandoval.l

FOTOS: HUGO CORDEIRO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade