Análises apontam que água do Pires volta a apresentar condição de consumo e Prefeitura segue acompanhando o caso

10

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, como ajustado na reunião do dia 26/12, tem acompanhado a qualidade das águas para abastecimento no bairro do Pires. Neste sentido, informa que os resultados das análises da COPASA referentes as coletas no dia 28/12, junto aos mananciais, comprovaram que a água encontra-se própria para a utilização.

Considerando que a COPASA ainda é a responsável pela operação e manutenção do sistema, mesmo sem cobrar tarifação, a concessionárias informou que estão sendo realizadas constantes descargas de água limpa na tubulação do bairro Pires para limpeza e retirada dos sedimentos que ainda restaram nas redes, com objetivo de regularizar totalmente a situação e reestabelecer o aspecto mais límpido da água.

Os moradores devem realizar a limpeza das caixas d’água, e, caso precisem de mais informações para este procedimento, podem verificar no link: ‪http://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/agua-de-qualidade/limpeza-da-caixa-dagua/limpeza-de-caixa-dagua‬.

A operação no bairro Pires é realizada de forma parcial devido a não aceitação da comunidade a execução das obras necessárias para a complementação do sistema por conta da COPASA.

A Prefeitura acompanha o acordo formulado no dia 26, para melhor atender a comunidade.