20 de abril de 2024 11:02

Árvore cai sobre carro e mata homem

Autoridades já alertavam sobre possível tragédia com queda de árvore/Reprodução
Autoridades já alertavam sobre possível tragédia com queda de árvore/Reprodução

Um enorme eucalipto caiu na pista, sobre o veículo Marca VW, modelo Gol, que passava. A árvore, segundo informações de populares, se soltou da terra por causa da raiz apodrecida e devido ao seu peso e grandes galhos de um dos lados teve a tendência de tombar na via.

Gustavo Henrique Drummond Baião, 26 anos, natural de Carangola, veio a óbito no local.

O trecho teve o trânsito impedido durante toda a tarde e os Bombeiros Militares trabalhavam para a retirada da árvore e que o corpo de Gustavo fosse liberado e enviado, pela Polícia Civil, para o IML da cidade de Itabirito, a poucos quilômetros dali. Os veículos passavam por dentro do distrito de Amarantina e apesar do desvio, engarrafamento se formou.

A Defesa Civil da cidade esteve no local e constatou que outros eucaliptos ameaçam cair. As vistorias devem continuar na terça-feira.

Segundo Antônio Ramos, a situação é de várias árvores com raízes podres que requerem atenção. “A equipe da Defesa Civil de Ouro Preto está terminando um relatório e vamos solicitar ao DNIT, responsável pela área a retirada das árvores naquele trecho” afirma Ramos.

Nery Moutinho, Coordenador de Defesa Civil, afirma que vários pedidos foram feitos, inclusive por vereadores, ao órgão competente, mas, ainda nada foi feito. Após vistoria, a Defesa Civil de Ouro Preto constatou que numa extensão de pelo menos 4 km, árvores colocam em risco os usuários da via.

O Vereador Vander Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, afirma que foram feitos vários pedidos, por parte dele, mas, o DNIT afirmou que o órgão deveria abrir um processo de licitação para contratação de empresa, após um levantamento que a ser feito, para se mensurar o tamanho do trabalho a ser realizado, o que ainda não aconteceu. O Vereador afirma que estará entrando com mais uma representação diante do DNIT para que haja uma solução para o problema. “Toda época de chuvas é a mesma situação de risco e os órgãos competentes não toma atitudes. Sou morador do distrito de Amarantina e presencio o risco que usuários da via correm, desde Ouro Preto até a BR 040. Estarei indo ao DNIT para solicitar uma solução para esse caso que já teve tragédia anunciada como a de ontem, onde um jovem morreu. Estarei convidando todos os vereadores para que possamos pressionar o DNIT para uma solução” afirma o Vereador.

Moradores de condomínios e de bairros de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fizeram abaixo assinado e protesto contra o corte de árvores na BR-040. Os organizadores alegavam que a retirada das plantas não aumentaria a segurança, afirmação que cai por terra diante dos acidentes. Já para a concessionária que administra o trecho, a empresa Via 040, especialistas de trânsito afirmaram que as árvores podem apresentar riscos.

A remoção de 5.295 plantas que estão a nove metros da pista entre o Viaduto da Mutuca, no km 544, até o trevo de aceso a Ouro Preto, no km 563 teve início em março de 2016. Uma segunda etapa será feita com a retirada de mais 15 mil árvores entre Ouro Preto e Curvelo.

Fonte:Jornal Voz Ativa

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade