23 de abril de 2024 03:36

Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções em serraria

Chamas atingiram um dos galpões na madrugada e empresa não tinha AVCB

O Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foi acionado, por volta das 3hrs da madrugada entre segunda e terça-feira, para combater um incêndio de grandes proporções no bairro Tejuco. No local, um dos dois galpões de uma serraria foi totalmente tomado pelas chamas. Com o uso de mangueiras de combate a incêndio, os militares conseguiram extinguir o fogo após quase quatro horas de trabalhos. Devido ao forte calor, parte da estrutura desabou e uma outra parte ficou sob risco, tendo sido necessário o acionamento da Defesa Civil. No local havia apenas um cão de guarda que foi resgatado sem ferimentos.

De acordo com o Subtenente Lacerda, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, “No momento da nossa chegada o fogo já tinha tomado todo o primeiro galpão. Incêndios em locais como serrarias tendem a se espalhar muito rapidamente devido ao tipo de material que é armazenado lá, como madeira e serragem. Nosso foco inicial foi de evitar que o fogo se alastrasse para o outro galpão ou que atingisse edificações próximas, como uma padaria que fica ao lado”.

Segundo os Bombeiros, foram cerca de quatro horas de atuação até que o incêndio fosse totalmente extinto. “Em casos assim, após o combate direto às chamas, é necessário um trabalho muito criterioso de rescaldo, que é a ação de resfriar os materiais queimados e eliminar qualquer possível foco de reignição”, completa o Subtenente. Além de atingir uma grande quantidade de madeira, móveis já prontos e maquinário, o incêndio também afetou a estrutura do galpão, vindo a derrubar uma parte e deixar uma outra com risco de desabamento. O local ficou isolado e a Defesa Civil foi acionada para fazer uma vistoria na manhã desta terça-feira. Sobre causas, Lacerda afirma que “Ainda não sabemos o que ocasionou este incêndio. O proprietário afirmou que não acredita que tenha sido um ato criminoso. Há a possibilidade de um curto circuito, mas somente após a realização de uma perícia é que poderemos afirmar o que de fato aconteceu”. O local não possuía o Auto de Vitoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade