24 de abril de 2024 10:30

Câmara de Lafaiete e Sorear mobilizam 50 cidades para o primeiro encontro regional sobre a BR 040

Presidente da Sorear o engenheiro Crispim Ribeiro/ARQUIVO

Acontece hoje (27), a partir das 18:00 horas, na Câmara de Lafaiete, o Iº Encontro Regional de Vereadores, prefeitos e vice das cidades impactadas pela BR 040. O evento, promovido pela Câmara com o apoio incondicional da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos da região do Alto Paraopeba (Sorear), terá o papel preponderante de organizar e mobilizar lideranças do Municípios em torno das perspectivas da relicitação da concessão BR 040.

Interceptada por 35 cidades e influenciada por mais de 100 Municípios ao longo de seu trecho em Minas, a rodovia exerce ao mesmo tempo um fator de desenvolvimento como de impactos diretos na segurança. Em 2013, as cidades foram tomadas de surpresa com o edital da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) da concessão da BR a iniciativa privada cuja empresa vencedora foi o Grupo Invepar. “As cidades foram surpreendidas com o edital e não estavam organizadas para pleitear obras, melhores e investimentos”, explicou o Engenheiro Crispim Ribeiro, Presidente da Sorear, entidade pioneira na defesa dos interesses dos municípios em torno da BR 040.

Ele contextualiza que, com a entrega da concessão e a relicitação, o momento exige uma nova postura das lideranças frente ao novo edital. “Não podemos perder o bonde da história. A exemplo de 2013, agora precisamos estar mais que mobilizados, preparados e organizados para exigir os investimentos”, exortou.

Segundo Crispim, o novo cenário, após a publicação do Decreto 9.957/19 que regulamentou a Lei 13.448/17, que trata da entrega das concessões, desencadeou ações para o início do cronograma físico de retomadas as obras de duplicação da 040. “Este encontro é histórico neste contexto os prefeitos e as Câmaras têm um papel fundamental no sentido de levantamento das demandas municipais e de promover a mobilização das cidades e identificar as obras e investimentos que se fazem necessários dentro do trecho de sua circunscrição. Estas audiências públicas são fundamentais para que o novo edital contemple as obras propostas pelo conjunto da sociedade, sintetizadas no desejo dos cidadãos de cada Município. Caso isso não ocorra, vamos mais vez poder o bonde. Bom mineiro não perde o trem”, assinalou.

Presidente da Câmara de Lafaiete , o vereador Fernando Bandeira /ARQUIVO

Na palestra, Crispim vai expor de forma genérica as demandas para a realização das audiências públicas municipais e a inclusão de obras no novo edital. Na segunda parte, o engenheiro abordará os convênios existentes, o encaminhamento de propostas e o papel político junto aos deputados e senadores.

Câmara

O Presidente da Câmara de Lafaiete, o Vereador Fernando Bandeira (PTB), exaltou a importância do encontro na mobilização dos Municípios. “Acredito que este evento trará subsídios para que os prefeitos e vereadores possam exercer este protagonismo político frente a este grande desafio. A BR impacta diretamente na vida de milhares de pessoas e precisamos da mobilização da sociedade para que nossas demandas coletivas estejam contempladas. Pretendemos levar propostas para humanizar a rodovia, hoje com altas estatísticas de acidentes e mortes. Precisamos inverter este cenário, deixando de ser atores para protagonistas neste processo”, finalizou.

Mais de 30 cidades já confirmaram presença ao encontro, além de representantes da ANTT, o Promotor Glauco Peregrino e inúmeras lideranças.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade