24 de abril de 2024 02:40

Caso de nepotismo: promotoria recomenda exoneração de sobrinho de Ivar

Roney
Roney Alexandre de Almeida Neto

A Promotora Danielle Vignoli Leite, da 2ª Promotoria de Justiça, recomendou ao Presidente do Consórcio Intermunicipal de Iluminação Pública (CASIP), o prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos (PDT) a exoneração de Roney Alexandre de Almeida Neto da entidade. Ele é sobrinho de Ivar Cerqueira e exerce função de assessor.

A promotora salientou em sua decisão diz que a recomendação se fundamenta em razão do parentesco de 3º grau de Roney com o prefeito, dada a violação na Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), e ainda a Lei Municipal nº 5.020/2008.

Danielle recomenda a exoneração no prazo de 10 dias sob pena de adoção de medidas de responsabilização. Diz a promotora em sua argumentação que o consórcio constitui uma nova entidade da administração indireta do Município de Lafaiete e por isso regida pela lei Municipal que veda nepotismo ao prefeito, vice, vereador e secretário na contratação de parentes de até 3º grau.

Em outra denúncia a sobrinha de Ivar, rancienny Neves de Almeida Neto também é alvo de investigação pelo MP de suposta prática nepotismo, no ECOTRES (Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos), do qual Ivar Cerqueira é o atual presidente. As duas denúncias foram levadas ao Ministério Público pelo servidor municipal Fabiano Zebral.

Paralelamente uma Comissão Especial, formada pelos vereadores Benito Laporte (PROS), Pedro Américo (PT), Tarciano Franco (PRTB), Divino Pereira (PSL) e Sandro José (PSDB) investigam as supostas as duas denúncias de nepotismo no governo Ivar.

Foto:Arquivo

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade