23 de abril de 2024 14:04

Com mais de 1,1 mil alunos, CESEC divulga suas ações e pede valorização dos professores e profissionais

Em meio a polêmica instalada em Lafaiete da transferência do CESEC (“Professor José Martins Sobrinho”) para a escola Pacífico Vieira,  o Centro de Educação Continuada enviou uma nota a nossa redação se posicionando sobre os fatos. Leia na íntegra.

“O Centro de Educação Continuada – CESEC “Professor José Martins Sobrinho” está instalado em Conselheiro Lafaiete desde 1987, contando hoje com aproximadamente  1100 alunos matriculados, além de 1252 candidatos inscritos na Banca Permanente e um atendimento anual de 10.000 pessoas, podendo esses números serem comprovados nos registros da escola. Neste ano, a Escola também atendeu à Banca Itinerante com 184 inscritos.

Professores, Especialista e Funcionários do CESEC “Professor José Martins Sobrinho” / DIVULGAÇÃO

O curso é semipresencial, atendendo alunos de 15 a 70 anos, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, numa convivência totalmente harmoniosa. Oferece a Banca Permanente de Avaliação do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de certificar alunos que concluíram o ENEM até 2016 e, atualmente, o ENCCEJA.

Os alunos atendidos pelo CESEC são oriundos dos diversos bairros de nossa cidade, regiões rurais, cidades próximas e algumas distantes que não oferecem a Educação de Jovens e Adultos na modalidade semipresencial. Recebe, também, alunos portadores de necessidades especiais em todos os níveis de ensino. Por esse motivo a Escola conta com uma intérprete de LIBRAS

para acompanhar os alunos surdos no processo de ensino-aprendizagem. Também são atendidos diversos portadores de deficiência visual, muitos provenientes da Fundação Olhos D’Alma. E alunos que apresentam outras limitações físicas são prontamente recebidos.  É um real resgate da autoestima e da inclusão, muitas vezes não percebida na sociedade contemporânea.

Outro diferencial é o atendimento aos alunos encaminhados pelo INSS, que vêm para o CESEC

Nossos alunos veem na escola a oportunidade de manutenção e/ou promoção no emprego / DIVULGAÇÃO

“Professor José Martins Sobrinho”, em busca de uma reinserção no mercado de trabalho.

Nossos alunos veem na escola a oportunidade de manutenção e/ou promoção no emprego; buscam, no prosseguimento dos estudos, a chance de um emprego formal, visto que sobrevivem da informalidade ou se encontram fora do mercado de trabalho por falta de certificação. Outros resgatam a realização pessoal.

O CESEC é uma escola que articula mecanismos os quais oportunizam a aprendizagem para todos, igualitariamente, através de Projetos Interdisciplinares semestrais, abordando temas relevantes para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos seus discentes.

Os conteúdos disciplinares são oferecidos por módulos, com aulas expositivas e planos de estudos realizados nas salas de aula, sob as orientações dos professores.

Por ter uma clientela peculiar e diversificada, a Escola necessita ser localizada em espaço central e de fácil acesso a todos, como ocorre hoje. Funciona, no turno da tarde, no Edifício Metrópole, em salas

Professores, especialista e funcionários da escola / DIVULGAÇÃO

alugadas pela Secretaria de Estado de Educação, desde 2001. Trata-se de um prédio comercial, localizado no subsolo do edifício, adaptado para melhor atender aos nossos alunos. E, no turno da noite, o CESEC coabita com a Escola Estadual “Domingos Bebiano”, usando as salas de aula, o refeitório e demais dependências da escola.

Enfim, o CESEC “Professor José Martins Sobrinho” realiza há anos um trabalho pautado  nas necessidades dos alunos, demonstrando ser uma ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS.”

Leia mais:

Após questionamentos e polêmica, Superintendência de Ensino divulga nota explicativa sobre transferência do CESEC

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade