19 de abril de 2024 21:43

Comissão deputados visitará novos trechos e acervo ferroviário de Lafaiete

Intenção é resgatar a fabricação de vagões da extinta Santa Matilde que marcou época no mercado ferroviário brasileiro/Reprodução

Integrantes da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretendem visitar vários trechos, oficinas e equipamentos ferroviários nos próximos dias, tanto na Região Metropolitana quanto no interior do Estado. Requerimentos nesse sentido foram aprovados na manhã desta quarta-feira, dia 18.

O Deputado Glaycon Franco aprovou a visita da Comissão a Conselheiro Lafaiete, para conhecimento do acervo ferroviário local. Na ocasião, será visitado, também, o município de Congonhas. A visita está pré-agendada para o dia 13 de agosto.

Os deputados devem visitar também o galão da extinta Santa Matilde, empresa tradicional do mercado ferroviária que confeccionou e fazia manutenção de vagões. Hoje o local é pertence a massa falida da Santa Matilde.

O deputado Glaycon Franco integrante das comissão destacou a importância de se discutir a retomada dos investimentos nas ferrovias.

Concessões

Marília Campos (deputada estadual PTMG), João Leite (deputado estadual PSDBMG), Glaycon Franco (deputado estadual PVMG), Celinho do Sinttrocel (deputado estadual PCdoBMG)/Foto Flávia Bernardo

Os integrantes da comissão voltaram a discutir a antecipação da renovação das concessões ferroviárias, outro assunto que ganhou destaque nos últimos dias, após a União ter definido que o dinheiro seria revertido para obras em São Paulo e no Mato Grosso, sem nenhuma destinação para Minas Gerais. Outros estados teriam reclamado e, em função disso, o governo federal teria anunciado que o Pará também receberá investimentos de R$ 1 bilhão.

Outro requerimento aprovado, de autoria de todos os integrantes da comissão, é para que seja realizada audiência pública com os deputados federais e senadores, em Belo Horizonte, para debater as negociações federais sobre a renovação de concessões de ferrovias que atravessam Minas Gerais e a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Estado.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade