19 de abril de 2024 20:13

Congonhas propõe ao Estado a criação de força-tarefa para reduzir poluição do ar pelas mineradoras

Neste domingo, 28 de junho, o secretário de meio ambiente de Congonhas, Neylor Aarão, entrou em contato com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, e com o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), Renato Brandão, propondo a formação de uma força-tarefa dos órgão ambientais estaduais com a Secretaria Municipal, para analisarem a poluição atmosférica em Congonhas e expedirem uma série de novas medidas que devem ser determinadas às empresas mineradoras. O objetivo é reduzir o volume de material particulado que tem afetado toda a cidade, principalmente quando há uma forte incidência de ventos, o que ocorreu nesse sábado, 27.

“Definitivamente o que está sendo adotado e foi exigido pelos órgãos de licenciamento do Estado não está surtindo os efeitos desejados, e a tendência é piorar cada vez mais com o aumento de produção, se algo não for feito urgentemente. Após esta conversa de hoje (domingo), ficou alinhada, inicialmente, a realização de uma vistoria pelos órgão de controle ambiental do Estado, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura atua na regulamentação dos transportes de minérios e rejeitos, num estudo que já está em andamento e que deve ser concluído no próximo mês”, informa o secretário municipal, Neylor Aarão.

A expectativa é de que, nos próximos dias, uma equipe técnica da FEAM já dê início aos procedimentos e recomende medidas a serem adotadas pelas mineradoras.

Fotos capa e galeria: Sandoval Souza Pinto

Leia mais

Poluição na Cidade dos Profetas: nuvem de poeira de mineração atinge Congonhas

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade