19 de abril de 2024 04:33

Coral Cidade dos Profetas inicia temporada de concertos com noite emocionante

Coral Cidade dos Profetas inicia temporada de concertos com noite emocionante/Divulgação

Um dos berços da música colonial mineira, Ouro Preto vivenciou um momento único e especial. O Coral Cidade dos Profetas, acompanhado da Orquestra Jovem da Secretaria Municipal de Educação, se apresentou, na noite dessa quinta-feira, 19, na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, dando início à Temporada de Concertos, que passará, ainda, por Entre Rios de Minas e Congonhas.

O grupo homenageou José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. A cada edição, um compositor será homenageado como forma de ressaltar e recuperar a importância destes artistas para a formação cultural do povo mineiro. As apresentações, gratuitas, contam com patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Congonhas, mantenedora do Coral.

O maestro José Herculano Amâncio, conhecido como Ticula, descreveu a sensação de ter se apresentado em um local por onde já passaram grandes mestres da música colonial mineira, que atingiu seu apogeu na segunda metade do século XVIII. Segundo ele, naquele período havia mais de 15 mil músicos e compositores. “O coro cantou com muito entusiasmo, muito brilho. Eu fiquei muito emocionado de reger aqui, na Basílica do Pilar, que, para mim, é um dos templos mais lindos da era colonial. A música colonial é um patrimônio de Minas Gerais. É um patrimônio que se deve mostrar, mas fica adormecido. Para nós é muito rico levar esse patrimônio a outras cidades. É muito grandioso e gratificante”, reforçou.

Para o padre Rogério Augusto de Oliveira, que se pronunciou em nome do reitor da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, padre Marcelo Moreira Santiago, e da comunidade paroquial, o momento foi muito especial. “É uma alegria acolhe-los aqui. É um dia memorável e histórico, que amanhã mesmo será registrado no nosso livro do tombo, em que registramos os momentos fortes da Paróquia. Para nós, este é um momento forte. Vamos ouvir músicas de um autor daqui de Ouro Preto”, destacou.

Temporada de Concertos

A Temporada de Concertos 2018 passará por mais duas cidades mineiras. Nesta sexta-feira, 20, às 20h, o Coral Cidade dos Profetas se apresentará na Igreja de Nossa Senhora das Brotas (Praça Sen. Ribeiro, 174 – Centro), em Entre Rios de Minas, homenageando Marcos Coelho Neto.

Já no dia 10 de maio, quinta-feira, às 20h, o grupo se apresenta na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Praça Sete de Setembro, 32 – Matriz), em Congonhas, em um tributo a Manoel Dias de Oliveira.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade