23 de abril de 2024 10:04

Cultura popular: amanhã Lafaiete se transforma em Capital Mineiro do Congado, celebra suas origens e sua formação

Quando ecoar amanhã, dia 8, o som dos tambores na Praça Tiradentes estará aberto a 39º Festival de Congado, dia em que a cidade se transforma na Capital Mineira de umas das manifestações religiosas mais antigas de Lafaiete e ainda bem viva e presente na cultura popular e na formação de seu povo.

Congado se mantém vivo entre várias gerações

Anualmente milhares de congadeiros locais, regionais de diversas partes de Minas se reúnem em torno da fé, da tradição e as cores tomarão Lafaiete quando a cidade ganha um novo sentido e dimensão neste momento singular de celebração cultural cuja matriz é africana. Mais de 25 bandas são esperadas para o evento preparado com esmero e organização da Secretaria Municipal de Cultura.

Após as apresentações, um almoço será servido aos participantes e às 15:00 os cangadeiros seguem em procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rosário até a Igreja de São João Batista quando acontece a Missa Conga. O encerramento da festa popular acontece às 17:00 horas.

Um pouco da história

“No período da escravidão, negros escravizados e libertos se reuniam em torno de irmandades do Rosário como forma de conseguirem recursos para alforrias, para enterros e para a construção de capelas. È  importante lembrar que muitas igrejas do Rosário em Minas Gerais foram construídas com labor e até dinheiro de negros associados em suas irmandades, bem como, na verdade, toda a riqueza de Minas Gerais. Nossas ladeiras histórias e igrejas barrocas têm muito sangue negro”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade