19 de abril de 2024 22:58

De Entre Rios para o Mundo: empresa de tecnologia quer popularizar as “residências inteligentes”

Entre Rios de Minas tem tudo para se tornar o novo polo de tecnologia residencial do país. Isso porque a cidade é a sede oficial da empresa Hedro: Casas Inteligentes que veio com tudo para impulsionar o mercado nacional da tão sonhada casa inteligente. Idealizada pelo jovem engenheiro e entrerriano, Cássio Barbosa, o empreendimento inovador está a um passo de ser lançado no mercado de automação residencial e de levar ao mundo o nome da pequena cidade mineira, dependendo apenas do resultado de um financiamento coletivo, que por sinal, em menos de 24 horas, já foi um sucesso com mais de 10% da meta alcançada.

Diferente de outras empresas do mesmo ramo, o sistema da Hedro foi pensado e desenvolvido para chegar a todos os públicos, independente da faixa-etária, da condição social ou do tipo de moradia. Cássio Barbosa conta que, desde 2013, quando ainda estagiava na Universidade…, nos Estados Unidos, surgiu o desejo de democratizar o acesso à tecnologia e de usá-la para o bem estar das pessoas. Depois de quatro de muito estudo e pesquisa, o engenheiro conseguiu desenvolver uma tecnologia que satisfazia esse desejo: de baixo custo, com ferramentas capazes de melhorar a qualidade de vida dos idosos e das crianças, que oferece conforto e segurança as pessoas e que não necessita de reforma para ter o produto em casa, sendo acessível aos moradores tanto de locação própria quanto alugada.

Empresa de tecnologia quer popularizar as “residências inteligentes” /Reprodução

Na prática, o produto, desenvolvido pelo entrerriano, oferece uma nova forma de tecnologia para as chamadas “casas inteligentes”. Com ele é possível controlar toda a casa, desde as luzes, portas, janelas, gavetas, chuveiros, geladeiras, televisões, microondas, ferro de passar,  etc. e economizar até 40% de energia elétrica. Também pode ser usado para garantir a segurança do lar, monitorando todas as portas e janelas, detectando movimento nos cômodos, ativando um alarme para avisar se alguém saiu ou entrou e até ficando de olho nos pequenos, uma vez que garante monitoramento de armários de materiais de limpeza, remédios e ferramentas para que as crianças não tenham acesso a coisas perigosas. O melhor: tudo isso pode ser feito à distância, de qualquer lugar do mundo, via smartphone ou computador.

Cássio que popularizar tecnologia tornando acessível a população

São inúmeras as funcionalidades do produto, que chegará ao mercado 90% mais barato do que era há três anos e muito mais moderno e acessível. Cássio explica que o sistema criado pela empresa funciona através de um módulo central que, conectado a um aplicativo no celular (iOS ou Android) e a um roteador comum, comanda todos os outros módulos. A instalação do kit é simples. Basta baixar o aplicativo no celular e seguir as instruções indicadas.

Além de Cássio, metade da equipe da Hedro é formada por jovens de Entre Rios de Minas. Os novos empreendedores destacam o prazer de desenvolver um projeto de tal porte na cidade natal: “É muito satisfatório para nós estarmos iniciando a empresa em Entre Rios. Queremos levar o nome da nossa cidade para todo o Brasil e também temos como expectativa incentivar as crianças e jovens daqui que se interessam por tecnologia para irem atrás dos seus objetivos nesse mercado que tanto cresce no mundo”, destaca Barbosa.

 Aposta certa: Financiamento Coletivo  

Com a tecnologia desenvolvida e a mão de obra capacitada, a Hedro depende apenas de recursos financeiros para ser lançada no mercado. Por isso, optou pelo financiamento coletivo, uma ação nova que vem dando certo no Brasil e é uma opção para quem quer desenvolver um projeto com autonomia e oferece-lo depois ao uso da população por um preço mais barato e justo.

Assim, no dia 03 de julho, iniciou no site Catarse uma campanha para arrecadar o fundo necessário para lançar a plataforma no mercado. A expetativa é alcançar R$ 200 mil através do financiamento coletivo.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade