20 de abril de 2024 05:32

Denúncia: Equipes de saúde encontram resistência e má vontade na vacinação contra a febre amarela em Lafaiete

Ontem a noite, dia 22, em reunião do Conselho Municipal de Saúde, representantes da secretaria de saúde relataram o duro trabalho da vacinação de casa em casa em Lafaiete durante o período de emergência decretado no Município por causa do surto de Febre Amarela. Segundo as denúncias há moradores que não colaboram, resistem e criam empecilhos ao desenvolvimento dos trabalhos das equipes que estão em campo diariamente 12 horas diárias, além dos plantões de fim de semana, e percorrendo todo o Município em sua extensão territorial.

Vacinação de porta em porta/ Divulgação

Em alguns locais, as pessoas não apresentam o cartão de vacina e como não portam ou perderam o documento a orientação é vacinar. Nestes casos muitos ser recusam. As equipes enfrentam a má vontade e preguiça além das dificuldades de terem de que subir prédios já que as pessoas não dispõem descer até a rua para facilitar e até mesmo agilizar a vacinação.

O trabalho

Mas vacinação prossegue em Lafaiete contra a Febre Amarela e nesta semana todas as unidades de saúde do PSF estão oferecendo a vacina até às 18 horas. Já estão nas ruas equipes extras realizando a vacinação em áreas que não são cobertas pelos PSFs. Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também estão contribuindo com a campanha. A vacinação de porta a porta tem o objetivo de atingir a meta que é vacinar 100% da população.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade