25 de abril de 2024 13:46

Empresa poluidora do manancial do Bananeiras é identificada e deve receber multa pesada

Esta semana, a Polícia Ambiental, a COPASA e a ARPA fizeram uma inspeção no ponto captação de água próximo ao Parque de Exposições, local que é alvo de denúncias de contaminação e abastece grande parte dos lafaietenses.

A situação obrigou a concessionária Copasa a alterar a captação já que havia indícios de contaminação.

Segundo o promotor Glauco Peregrino, após diligência ao local foi identificada a origem dos efluentes que vinham sendo descartados no curso d’água, possivelmente oriundo dfo Distrito Industrial. Os relatórios com análise da água agora estão com Ministério Público para as devidas providências. “Estamos agora notificando o representante legal da empresa para comparecimento, a fim de serem ajustadas as medidas reparadoras e compensatórias. Foi também requisitada a instauração de inquérito policial para apurar a prática do crime previsto no art. 54, § 2º, inciso III, da Lei n.º 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais)”, disse a nossa reportagem o Promotor Glauco Peregrino.
O artigo 54 diz que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora pode levar a reclusão de até 5 anos além de pesada multa. 
Segundo Ricardo Rocha, Presidente do Codema, a poluição não atinge o manancial da Jacuba.

Foto ilustrativa.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade