19 de abril de 2024 23:39

Evento levou arte, diversão e conscientização para a praça JK

A praça JK ficou cheia de vida neste domingo, 25, com a realização da 2ª edição da Praça Cultural, que em parceria com o Projeto Sustentarte, presente pela primeira vez no interior de Minas, abordou os temas sustentabilidade e arte com a realização de diversas atividades e apresentações.

As crianças se divertiram na piscina de bolinhas, no pula-pula e com a apresentação dos palhaços Spaguetti e Caixotim, enquanto os adultos participaram de palestras, conheceram produtos feitos artesanalmente e de forma sustentável, além de se divertirem no show “Thitonho Soul do Bem”, e com as bandas Pedras de Minas, Mago Zen, Regali Blues Band.

A Associação Protetores dos Animais de Rua de Congonhas (APARC) também foi um dos parceiros do evento, organizando uma feira de adoção de cães, que foi sucesso principalmente entre as crianças.

Outra associação que se envolveu com o projeto foi a Eco Nações Unidas, que trouxe oficinas de confecção de produtos a partir de material reciclado. “Nossa associação é formada por artesãos e artistas. Cada artista trabalha com um tipo de material com objetivo de recuperar o resíduo urbano, que é um grande problema ambiental, dando um novo significado para o lixo. A associação existe há 7 anos e sempre participa de eventos que enfocam a sustentabilidade. Nos preocupamos, além da preservação do meio ambiente, com a geração de renda”, explicou a presidente da Eco Nações Unidas, Elizabeth Rosa Soares.

Praça Cultural/Divulgação

A equipe da Diretoria de Meio Ambiente de Congonhas participou do bate-papo sobre reciclagem e destino consciente de resíduos, junto com representantes da Associação de Catadores de Congonhas (ASCACON) e de empresas deste ramo como a Óleo Verde, que trabalha na reciclagem do óleo de cozinha. Na oportunidade foram trocadas experiências do trabalho realizado em Congonhas e Belo Horizonte.

Além dessas atividades, quem passou pela praça contou com comercialização de alimentos e bebidas em stands, disponibilizados pela organização do evento. Duas tentas expunham produtos artesanais confeccionados por artesãs da UNIART e independentes de Congonhas, que vendem seus produtos também na Feira do Produtor Rural às sextas e sábado, em frente à Rodoviária. A praça Jk ficou movimentada durante todo o dia. “Fiquei sabendo deste evento pela internet e fiquei muito interessada em participar. Trouxe também a minha filha que se divertiu muito com as atrações infantis. Acho muito importante a realização deste tipo de ação na praça. Um evento para toda a família e cheio de atividades. Gostei muito”, afirmou a congonhense Michele Ferreiza de Souza, 36.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade