29 de março de 2024 11:20

Facebook revela que números de perfis falsos excluídos da plataforma caíram 23% em um ano

No primeiro trimestre de 2021, o número de perfis falsos no Facebook caiu 23% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os números foram revelados no relatório de Padrões de Comunidade, divulgado pela rede social nesta quarta-feira (19).

O Facebook informou que removeu mais de 1,3 bilhão de perfis falsos durante os primeiros meses de 2021. Em 2020, o número foi pouco maior, com cerca de 1,7 bilhão no total de contas apagadas da plataforma.

Facebook combatendo perfis falsos

No relatório, a empresa considera os números positivos, pois seriam resultado de medidas mais efetivas contra a criação de perfis fakes. Ou seja, em tese, existe um número menor de contas falsas sendo criadas pois o sistema de segurança da rede social impede seu desenvolvimento.

Apesar disso, o Facebook ainda diz que existe um número muito grande de perfis falsos em sua rede. A estimativa é de que cerca de 5% do total de contas ativas seja de usuários fantasmas. Isso representa algo na faixa de 142 milhões de contas se considerado o total de perfis na plataforma.

O Facebook explicou que agora consegue utilizar inteligência artificial para encontrar contas falsas. Antes, esse processo era feito basicamente por meio de denúncias de outros usuários, que são checadas por funcionários da empresa. Já os “robôs” conseguiam analisar fotos e textos publicados, mas não eram suficientes para determinarem a veracidade de uma página.

Atualmente, a inteligência artificial da plataforma é capaz de analisar uma conta de forma integral, unindo todos os aspectos para encontrar indícios de que aquilo é fake. O mesmo vale para páginas que publiquem conteúdo de ódio.

FONTE OLHAR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade