19 de abril de 2024 03:04

Febre amarela: secretário de saúde faz alerta e apelo pela vacinação aos foliões e prefeitura não descarta o cancelamento carnaval em Piranga

Com 15 casos suspeitos, 7 confirmados e duas mortes por febre amarela, a prefeitura a secretaria municipal de saúde intensificou a prevenção e vacinação da doença em toda a extensão territorial. Segundo gestor de saúde, Antônio José Trindade, o sistema municipal está mobilizado com 25 equipes envolvidas, além do apoio da regional de Barbacena atuando no Município. Tanto na zona rural e urbana, são feitas visitas de casa em casa, blitzes em pontos estratégicos como nas entradas/saídas da cidade e na rodoviária. Segundo o secretário, pessoas de outras cidades que transitam por Piranga estão sendo vacinados.

Do total de quase 18 mil habitantes, pelo menos 65% já foram rastreados ou imunizados. Segundo Trindade há doses suficientes para vacinação do público alvo. “Desde o último dia 15 quando foi encontrado um macaco cujo exame foi positivo para a doença, intensificamos nossa campanha”, disse o secretário.

Todos os postos estão funcionando desde às 7:00 até 19:00 horas em regime intenso já que Piranga na Regional de Barbacena, que compõe 51 município, é que mais inspira cuidado pela incidência da febre amarela. “Podemos afirmar que estamos na Zona da Mata e foi onde se manifestaram os primeiros casos de febre amarela”, afirmou.

Os dois casos de óbitos foram picados na zona rural. Dos 15 casos, confirmados, 3 já receberam alta. Seis estão internados no Hospital regional de Barbacena e 4 no Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, e são acompanhados pela secretaria de saúde.

Carnaval

Apesar do esforço redobrado em torno da febre amarela, o Secretário de Saúde faz um alerta para o período de carnaval. Quem pretende passar a festa na cidade precisa tomar cuidado com a vacinação. Piranga está na área de risco de transmissão de febre amarela e é urgente a prevenção.

A prefeitura diante da gravida da situação da febre amarela em Piranga estuda o cancelamento do carnaval; cidade tem a situação mais crítica da região

Segundo o secretário, para garantir a proteção, a vacina precisa ser aplicada com, pelo menos, 10 dias de antecedência à viagem, tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença. “Estamos conscientizando e alertando as pessoas, os foliões e os turistas para se protegerem. Este é um momento de movimentação de pessoas no Município. Pedimos para todos que vierem a Piranga procurem um posto mais próximo para a vacinação”, explicou. Então para quem quer viajar o prazo de imunização terminou no dia 30.

Cancelamento

Por outro lado, segundo informações não oficiais, a prefeitura estuda a possibilidade de cancelamento do carnaval diante da gravidade da febre amarela. Piranga está em estado de emergência e carnaval vai ampliar a movimentação de pessoas na cidade quando cresce o risco de contaminação. A cidade tem uma das festas mais tradicionais do Vale do Piranga e atrai milhares de foliões.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade