19 de abril de 2024 05:13

Garimpando – Meu colégio abençoado 12

Avelina Maria Noronha de Almeida

                                                      avelinaconselheirolafaiete@gmail.com

                                                                       Abençoado e querido Nazaré!    

Continuando com as memórias sobre meus quarenta anos de vida passados no Colégio “Nossa Senhora de Nazaré”, vou  falar agora dos meus últimos anos como professora naquele estabelecimento.

            Foi um tempo em que os alunos me trouxeram muitas alegrias. Como, por exemplo, alguns saírem vitoriosos em concursos nacionais. Isso começou no ano de 1986. A querida Irmã Silvéria entrou na classe de terceiro ano científico, da qual eu era professora de Redação, e me entregou o edital de um concurso lançado pela Cruz Vermelha. O tema era “DOE SANGUE, SALVE UMA VIDA!”. Eu deveria trabalhar com meus alunos para esse concurso.

            A reação da classe foi imediata: diziam que aquilo não era para eles, temerosos de não estarem à altura. Resolvi não forçar e apenas disse: “Vamos então usar este tema para fazer um exercício valendo nota.” Depois escolhi os onze melhores textos, como pedia no edital, e os entreguei à Irmã Silvéria, que os enviou para a Cruz Vermelha. Terminaram as aulas e não tivemos notícias.

            No dia 23 de dezembro, Irmã Camila me chamou ao colégio. Os correios haviam estado bom tempo em greve, a qual tinha acabado naqueles dias, e entregaram com atraso um envelope no colégio contendo um ofício para Irmã Camila, dizendo que a aluna Patrícia dos Santos Rezende estava convidada a comparecer a uma festividade na sede da Cruz Vermelha, no Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro, para receber a premiação de Primeiro Lugar Nacional do concurso. Irmã Camila enviou um ofício esclarecendo que só naquela data havia recebido a comunicação. Recebeu, em resposta, que a premiação seria enviada em cheque para o pai da aluna vencedora.

            Quem era a aluna que conquistou a gloriosa premiação, valorizando o seu colégio? Vamos ver um pouco sobre ela:

Imagem da Internet

            A aluna premiada com o PRIMEIRO LUGAR NACIONAL no Concurso “DOE SANGUE, SALVE UMA VIDA”, em 1986, foi PATRÍCIA SANTOS REZENDE (hoje  tem seu nome acrescido de CARDOSO. Na época, ela cursava o 3º ano Científico.

            Terminando seus estudos no Colégio Nossa Senhora de Nazaré, iniciou uma trajetória gloriosa, com um grandioso currículo.

            Graduou-se, em 1994, em Medicina, pela Universidade Federal de Minas Gerais . Na Internet coletei mais os seguintes dados, que escolhi entre um número enorme de referências importantes: “Residências médicas credenciadas pelo MEC em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia. Título de Especialista em Hematologia pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Trabalha como hematologista na Fundação Hemominas e Hospital das Clínicas – UFMG. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia / Hemoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: hemoglobinopatias, coagulopatias, tromboses, doenças mieloproliferativas crônicas e hematologia geral. Concluiu a Pós Graduação: Mestrado em Saúde da Mulher. FM/UFMG. Mestre em Saúde da Mulher.

                Em 2010, seu Projeto Saúde da Mulher na área de Ginecologia / Pós Graduação e Mestrado foi aprovado em 1º lugar, Faculdade de Medicina / UFMG.

                É imensa e importantíssima, em seu currículo, a citação de outras atividades médicas. Igualmente extensas são suas produções bibliográficas das quais vou citar apenas algumas:

RESENDE, Patricia Santos ; CARDOSO, P. S.R . Abdome agudo näo diagnosticado pela avaliaçäo clínica, em pacientes com doença de Crohn em uso de corticosteróides. Alerta para o uso cada vez mais difundido de imunossupressores e seus efeitos sobre a resposta fisiopatológica humana: relato de caso. Revista médica de Minas Gerais (Belo Horizonte) v. 5, p. 35-37, 1995. CARDOSO, P. S.R . Gravidez na paciente com doença falciforme – Projeto Aninha: estudo retrospectivo de resultados maternos e perinatais. In: V Simpósio Brasileiro de Doença falciforme e outras Hemoglobinopatias, 2009, Belo Horizonte / MG. Anais 064. São Paulo / SP: Trasso Comunicação Limitada, 2009. v. 31. p. 34-34. CARDOSO, P. S.R . Associação de picnodisostose e leucemia mielóide aguda – relato de caso. In: XVI Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Hematologia, 1999, Belo Horizonte / MG. Hematologia / 97, 1997.CARDOSO, P. S.R . Associação de picnodisostose e leucemia mielóide aguda- relato de caso. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso). CARDOSO, P. S.R . Linfoma periférico de grandes células T e síndrome hemofagocítica – relato de caso. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso). CARDOSO, P. S.R . Epidemiologia da silicose no Brasil. 1992. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

                Apresentei apenas uma pequena visão das atividades de Doutora Patrícia. Mas vejam que coincidência interessante: na vida de estudante, no Colégio Nazaré, Patrícia ganhou o primeiro lugar com o tema “Doe Sangue, Salve uma vida” e, anos depois, na vida profissional, tornou-se Médica Hematologista e Hemoterapeuta. Em fases diferentes da vida de minha querida aluna, está a presença especialíssima do líquido vital para o ser humano.

                                                                                                                                                                  (Continua)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade