24 de abril de 2024 19:26

Garimpando – Meu colégio abençoado 14

Avelina Maria Noronha de Almeida

                                                      avelinaconselheirolafaiete@gmail.com

                                                                       Abençoado e querido Nazaré!   

Acervo da Focalizada                              Adelaide é a penúltima à direita, perto de uma porta.

Focalizando a aluna (não gosto de dizer ex-aluna) Adelaide de Oliveira, vou terminar agora as notícias de sua vida cultural na capital mineira.

            Além do que já foi citado semana passada, Adelaide também atuou em outras produções, como: A Alma Boa de Setsuan, de Bertold Brecht, com direção de Cida Falabella e produção do Teatro Universitário da UFMG (1996); A MÁQUINA INFERNAL, DE JEAN COCTEAU, DIREÇÃO DE CARLOS ROCHA E PRODUÇÃO DO T.U. (1992), ESPETÁCULO DE FORMATURA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE ATORES; IL FESTINO, OPERETA DE ADRIANO BANCHIERE E DIREÇÃO DE IVAN FEIJÓ, COM PODUÇÃO DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA U.F.M.G. (1990); E I PAGGLIACCI, OPERETA DE RUGGERO LEONCAVALLO E DIREÇÃO DE ELVÉCIO GUIMARÃES, COM PRODUÇÃO DA FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO (1990).
Na  ária musical, como clarinetista, integrou a Corporação Musical Barão do Rio Branco em Cristiano Otoni (MG) e a Orquestra Jovem do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG.

            Em outras atividades, coordenou, em Pedro Leopoldo (MG) Panacéia – XV Encontro de Linea Trasversale – A Ceia do Invisível, em 2000, e Panacéia – XI Encontro de Linea Trasversale – …entre indivíduos, grupos e territórios… , em 1999.

            Mas a Adelaide tinha de ir mais longe… E, tendo passado no Concurso do Banco do Brasil, lá se foi a jovem para a Capital Federal onde brilhou (E CONTINUA BRILHANDO).
Foi: ASSESSORA DE PROGRAMAÇÃO NA DIRETORIA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO E DE AUDIOVISUAL DO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB), NOS QUAIS TRABALHAVA NA CONFECÇÃO DO EDITAL E NA SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS A SEREM CONTRATADOS PARA OCUPAR OS ESPAÇOS DOS CCBBS. Atualmente, é ASSESSORA DE IMPRENSA NA UNIDADE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO BANCO DO BRASIL. Foi supervisora de filial da Empresa Brasileira de Cinemas (Embracine) de janeiro de 2006 a novembro de 2007. Produziu programas radiofônicos relacionados à agenda cultural na Rádio Câmara, com destaque para projetos especiais como “Centenário da Imigração Japonesa no Brasil”, “Copa das Letras” e “Brasil e Portugal – um abraço de culturas”, de 2006 a 2010. Atuou como redatora e editora de textos e de fotos para o Jornal da Caixa, informativo Intranet da Caixa Econômica Federal, de junho de 2004 a novembro de 2005.
Foi professora substituta das cadeiras Teatro Brasileiro, História do Teatro e Literatura Dramática do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), onde também realizou o projeto Complexo das Artes, de 2002 a 2003. Também integrou bancas examinadoras dos candidatos ao curso de Artes Cênicas da UNB, o que já havia feito em 1999, para os candidatos ao mesmo curso na cidade de Lavras (MG), pela UFMG. Realizou as palestras: “Fomento e incentivo a produtos culturais”, no Seminário Produção Cultural: Cenários e Perspectivas em Brasília, dentro do Projeto Descobrindo Brasília, promovido pelo Instituto Federal de Brasília (2012); e “Satélite 61 – Distrito Cultural em Debate”, no evento Satélite 61 – 24 horas no ar, promovido pela Ossos do Ofício/Secretaria de Cultura do Distrito Federal (2012). Produziu e realizou assessoria de imprensa para os seguintes espetáculos: Lançamento do CD Juarez Moreira Solo – convidados: Antônio Carlos Bigonha (piano) e Paulo André (violão) – Espaço Funarte – abril de 2005.
Esquina de Minas, show com Affonsinho & Banda, Teatro Nacional Claudio Santoro, e Oficina de Blues, com Affonsinho, no Espaço Cultural Renato Russo, em março de 2005;
Noites Brancas, realização de Débora Falabella e Odeon Cia. Teatral, direção de Yara de Novaes, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília (DF), maio de 2004
Pensam que chegou? Não…

            Adelaide precisava ir MAIS LONGE…

                                                                                                  (Continua)

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade