28 de março de 2024 12:49

Glaycon Franco comemora trajetória e abertura oficial do roteiro turístico Caminhos de São Tiago

Solenidades acontecem dos dias 21 à 25 de julho

Aconteceu na manhã da última quarta-feira (21), a sessão solene de inauguração do projeto turístico Caminhos de São Tiago. O evento foi realizado na Fazenda Carreiras, que é situada na cidade de Ouro Branco, foi anfitrionado pelo prefeito Hélio Campos e contou com a participação de apoiadores, lideranças comunitárias e políticas da região, dentre elas, um dos maiores entusiastas do projeto, o deputado estadual Glaycon Franco.

Durante a cerimônia houve apresentação teatral, entrega de passaportes e kits do Caminhos de São Tiago aos prefeitos e homenageados, além do plantio de mudas de Ipê feito pelas autoridades presentes. Ainda no dia 21, no período da tarde, a segunda parte da sessão solene aconteceu na cidade de Conselheiro Lafaiete, que também faz parte do roteiro turístico.

O “Caminhos de São Tiago” foi idealizado pelo médico Dr. Elias de Lima e é gerido pelas IGR’s Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas com o apoio do Circuito do Ouro.  A inauguração do projeto é um sonho antigo de muitas lideranças da região e é fruto do trabalho conjunto dos prefeitos das 11 cidades e do deputado estadual Glaycon Franco, que sempre foi um dos principais entusiastas do projeto.

Hélio Campos, prefeito de Ouro Branco e o deputado Glaycon Franco com o passaporte e roteiro do Caminhos de São Tiago

Com ênfase, Glaycon Franco fez questão de dividir com todos os presentes o histórico de idealização, elaboração e conclusão do Caminhos de São Tiago. Esclarecendo as inúmeras reuniões realizadas para a concretização do caminho. Em seu discurso, Glaycon Franco apresentou vários documentos que hoje formam parte do acervo histórico do Caminhos de São Tiago. Entre estes documentos, estão registros das primeiras reuniões com o médico lafaietense Elias de Lima, idealizador do projeto turístico. Além de falar de toda a trajetória que possibilitou a concretização do Caminhos de São Tiago, Glaycon Franco fez questão de agradecer todos aqueles que contribuíram para que o projeto se tornasse realidade. “Quero agradecer ao médico Elias de Lima, que nos procurou ainda quando éramos vereador em Lafaiete. Na época nós chegamos a procurar autoridades estaduais para apresentar o projeto do doutor Elias, mas não obtivemos sucesso. Eu até brinquei com ele. Eu disse: Não se preocupe. Quando eu for deputado, vamos lutar pelo Caminhos de São Tiago. E quis o destino que assim fosse. Hoje como deputado e anos após iniciarmos nossos esforços podemos enfim celebrar esta importante conquista para os municípios das regiões onde eu atuo como deputado. É sim, uma enorme vitória. O Caminhos de São Tiago ajudará na geração de emprego e renda. Teremos um resgate de toda a nossa história. Da nossa rica e valorosa cultura. Toda vez que um viajante percorrer este que é o maior roteiro turístico entre circuitos de Minas Gerais existirá uma integração entre nosso presente e o nosso passado. E cada um de nós poderá sentir uma interação com o nosso interior. Tudo aquilo que soma e que nos torna o que somos hoje. Será uma interiorização do nosso modo de ser com pessoas de vários lugares de Minas, do Brasil e do mundo. Por isto eu preciso fazer vários agradecimentos. Quero agradecer ao doutor Elias de Lima por compartilhar este magnifico projeto comigo. Quero agradecer aos prefeitos, que abraçaram conosco esta causa. E também a muitos ex-prefeitos, que já deixaram seus cargos, mas como foi uma busca de anos, contribuíram de forma significativa pelo Caminhos de São Tiago. O secretario de turismo adjunto, que, posteriormente assumiu a pasta, Gustavo Arrais, também teve grande participação no avanço do projeto. Denilson, ex-prefeito de São Tiago também foi muito importante. Agradeço também aos gestores dos circuitos. Enfim, o momento é de comemoração e, também, de agradecer.”

Dr. Elias de Lima, idealizador do Projeto Caminhos de São Tiago e o deputado Glaycon Franco

Vários prefeitos participaram do evento, incluindo o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo e o de São Tiago, Alexandre Nonato, gestores dos municípios que iniciam e encerram o caminho.

Lançamento do projeto em Conselheiro Lafaiete

Após o evento de quarta-feira (21), um grupo de cinco cavaleiros recebeu passaportes e kits do Caminhos de São Tiago e seguiu rumo a Queluzito, inaugurando o trecho entre as duas cidades. Até o dia 25/07, domingo, as inaugurações acontecerão nos municípios pertencentes ao projeto com a participação de peregrinos de diversas modalidades.

Após o evento, a equipe de ciclismo Catraca Rosa iniciou o percurso saindo de Ouro Branco e seguindo para Conselheiro Lafaiete onde foi recepcionada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico Rafael Lana, que entregou aos ciclistas, medalhas, passaporte e kits do projeto.

Lideranças homenageadas no evento inaugural na Fazenda Carreiras, em Ouro Branco

Na parte da tarde aconteceu o lançamento em Conselheiro Lafaiete, na Praça São Sebastião, onde o vice-prefeito de Ouro Branco, Dr. Celso Vaz entregou ao vice-prefeito Dr. Marco Antônio, representeando o Prefeito Mário Marcus, a placa de lançamento que percorrerá todos os municípios.

A parte final da solenidade foi marcada pela saída de um grupo de cavaleiros que fizeram o percurso até a cidade de Queluzito, dando continuidade à programação de eventos para o lançamento nos onze municípios integrantes do Projeto. Os cavaleiros e outros peregrinos presentes, que já estão fazendo o percurso, receberam seus passaportes e kits do projeto, entregues pelo Secretário Rafael Lana, pelo vice-prefeito Dr. Marco Antônio, pelo deputado estadual Glaycon Franco e pela gestora do Circuito Vilas e fazendas Sidneia Martins. Antes do início da peregrinação até Queluzito, os cavaleiros e demais presentes, receberam a benção proferida pelo Revmo. Padre José Maria Coelho da Silva da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

Hélio Campos, prefeito de Ouro Branco, Angelo Osavaldo, prefeito de Ouro Preto e o deputado estadual Glaycon Franco

A história do Caminhos de São Tiago

A inspiração para a criação do Caminhos de São Tiago é o místico roteiro de Santiago de Compostela, que atrai anualmente caminhantes de todo mundo no leste europeu para uma caminhada que pode durar em torno de 30 dias. O trajeto mais famoso feito pelos peregrinos têm como ponto inicial no sul da França, na cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port e chegada na Espanha, na cidade de Santiago de Compostela. O caminho tem mais de 700 km. e é um grande atrativo para viajantes de todo o planeta.

A proposta, que foi idealizada no ano de 2007 pelo Dr. Elias de Lima, é de incentivar que o mesmo seja feito aqui no Brasil, replicando o que é feito na Europa, movimentando a economia, atraindo turistas de todo o mundo para conhecer e se encantar com a região por meio do projeto que liga todas essas 11 cidades, além de outras que podem ser acrescidas futuramente enriquecendo o projeto. Diversas delas narram com propriedade a história do Estado brasileiro sob a perspectiva de Minas Gerais. Além de serem um paraíso de grandes belezas naturais, contam também com um grande acervo patrimonial arquitetônico, como igrejas e centros históricos preservados.

Além disso, o projeto pretende movimentar a região, incentivando a cultura e o lazer por meio do turismo. No mais, ele também irá fomentar a economia local e desenvolvimento regional, já que fará com que as 11 cidades envolvidas tenham mais um ponto de integração entre si, um dos principais objetivos do mandato de Glaycon.

Trajeto das 11 cidades presentes no projeto Caminhos de São Tiago

Caminhos de São Tiago

Ao todo, o percurso do Caminhos de São Tiago tem extensão de 274 quilômetros. O trajeto já está todo sinalizado com 360 totens e 90 placas. Ele pode ser percorrido a pé, a cavalo, de bicicleta, de motocicleta e de carro com tração 4×4. O caminho tem início na primeira capital mineira, Ouro Preto, e segue em direção à cidade de Ouro Branco, passando por Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Rezende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e, por fim, chega à terra do café com biscoito, São Tiago.

O evento em ambos os municípios obedeceu aos protocolos sanitários necessários para o momento que enfrentamos de pandemia da Covid-19.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade