19 de abril de 2024 12:38

Governo deve abrir mais de 50 mil vagas para concursos públicos em 2021

A PLOA, que prevê 50.946 vagas para provimento e 2.165 para criação, ainda vai passar pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, e pode sofrer alterações.

Governo Federal deve abrir mais de 50 mil vagas em concursos públicos no próximo ano. Na última segunda-feira, 31, o Congresso Nacional recebeu a Proposta Orçamentária Anual de 2021 (PLOA), que prevê 50.946 vagas para provimento e 2.165 para criação.

O documento ainda precisa passar pelo Senado e pela Câmara dos Deputados para ser aprovado, e pode sofrer alterações. Mesmo assim, a notícia dá animo aos concurseiros de plantão, uma vez que o governo pretendia reduzir o número de concursos públicos, ao fazer uma avaliação mais rigorosa sobre a real necessidade dos cargos.

De acordo com a PLOA 2021, estão previstas 48.272 vagas no Poder Executivo; 3.556 vagas no Poder Judiciário; 140 vagas no Poder Legislativo; além de 1.016 vagas para Defensoria Pública da União. Confira a divisão abaixo!

Vagas Poder Legislativo

A Proposta Orçamentária Anual para o ano 2021 prevê 140 vagas para provimento no Poder Legislativo: 70 para a Câmara dos Deputados; 40 para o Senado Federal e 30 para o Tribunal de Contas da União (TCU). Vale lembrar que os concursos públicos para  Senado e TCU já estão autorizados.

Em relação ao concurso do Senado, há chances para diversos cargos: técnico legislativo, na especialidade de policial legislativo; advogado; analista legislativo, com especialidades em administração, arquivologia, assistência social, contabilidade e enfermagem. também há vagas para informática legislativa, processo legislativo, registro e redação parlamentar, engenharia do trabalho, engenharia eletrônica e telecomunicações. Os salários podem chegar a R$34.443,96 mais auxílio alimentação.

Já no caso do TCU, já há oportunidades confirmadas para auditor de controle externo, auditor da área de enfermagem, área de Medicina e tecnologia da informação. Também há chances para técnico de controle externo, técnico administrativo, técnico operacional, técnico em tecnologia da informação e técnico em enfermagem.

Para a Câmara dos Deputados, a expectativa é que sejam abertas 70 vagas para técnicos legislativos, assistente administrativo e analistas.  A seleção para o Congresso é aguardada desde 2014.

Vagas Poder Judiciário

O PLOA prevê 1.075 vagas para o Poder Judiciário, sendo 300 para provimento, e as demais 775 vagas são para criação. As chances são destinadas à Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho, Superior Tribunal Militar (STM), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Superior Tribunal Federal (STF).

Vagas Poder Executivo

No Poder Executivo Federal a expectativa é para o concurso IBGE de temporários. Embora ameaçada, a seleção está mantida no PLOA 2021 para agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador.

Também há 48.272 vagas, que serão distribuídaspara cargos que vagarem na administração pública, professores e profissionais técnico-administrativos de universidades e institutos, e também para a Aeronáutica, Marinha e Exército.

Vagas DPU

Para a Defensoria Pública da União (DPU), estão previstas 1.016 vagas, sendo 1.011 para provimento e 5 vagas para criação. As oportunidades tem o objetivo de criar a carreira administrativa na Defensoria, que hoje atua com cedidos de outros órgãos. (Edital Concursos)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade