29 de março de 2024 06:18

Guarany se prepara para disputar a elite do futebol mineiro

Clube firma parceria com Esporte Clube Itaúna e nasce o Itaúna/Guarany que já prepara seleção de atletas para o campeonato que começa no dia 31 de julho; intenção é chegar a segunda divisão este ano

DSCF4732
Clube jogará com seu uniforme tradicional tricolor; empresa que fornecerá material esportivo está sendo negociada

O futebol regional está perto de volta a elite de Minas Gerais retomando a tradição de grandes times que participaram dos principais campeonatos do Estado. Na manhã do dia18, nossa reportagem esteve na sede do Guarany a convite de seu presidente que detalhou o projeto de profissionalização do clube que já vem de mais de 3 anos.

Uma parceria entre os clubes Esporte Clube Itaúna e o Guarany Esporte Clube surgiu o Itaúna/Guarani que já está nos preparativos para ingressar no Módulo 2 de acesso a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro que terá 16 equipes, classificando apenas 2 clubes.

A equipe inicia sua trajetória esportiva na primeira fase que começa no dia 31 de julho e vai até 18 de setembro. O Itaúna/Guarani está na chave juntamente com Tupinambá (Juiz de Fora), Ponte Nova, Betim, Venda Nova (Belo Horizonte). Na primeira fase serão 8 jogos de ida e volta. O campeonato está previsto para terminar em meados de novembro.

Estrutura

Para ingressar na elite do futebol em Minas a diretoria do centenário Guarany firmou um contrato parceria com o Esporte Clube Itaúna através do empresário Sérgio Cândido. A gestão será compartilhada entre os dois clubes. Mas são várias as etapas a percorrer para montar a equipe profissional, contratação a comissão técnica e estruturação do clube.

Seletivas

Primeiramente, a diretoria prepara duas seletivas para escolha dos atletas. Uma acontece entre os dias 26 e 28 deste para os clubes que compõem as cidades do Alto Paraopeba e Vale do Piranga. A Amalpa participou da mobilização dos municípios envolvidos e na divulgação do evento esportivo.

Nos dias 4 e 5 de junho acontece a seletiva para os atletas de Lafaiete. Em ambas, as seletivas serão no Estádio Municipal. Os atletas escolhidos estão na faixa de até 23 anos.

No campeonato Itaúna/Guarani pode inscrever 20 jogadores do sub 23, 5 estrangeiros e 5 acima de 23 anos, como atletas profissionais. O clube já está de olho em diversos talentos que já estão sendo oferecidos. No total serão selecionados para o campeonato 30 atletas inscritos. Destes, segundo a diretoria, a metade será reservada para os jogadores de Lafaiete e o restante na região. Os atletas serão escolhidos pela comissão técnica.

Mando de campo

Em outra etapa, Itaúna/Guarani disputará seus jogos no Estádio Municipal, porém uma auditoria da Federação Mineira de Futebol enumerou diversas adequações necessárias para o time ter o mando de campo em Lafaiete. Para isso o clube buscou a parceria da prefeitura para a permissão de uso do espaço. Os recursos da reforma viriam de parcerias com a iniciativa privada que em troca empresa ganhará direito de uso de imagem no uniforme profissional do Itaúna/Guarani.Caso contrário existe a possibilidade de mando de campo acontece na Arena do Jacaré em Sete Lagoas. Ou mesmo em Ouro Branco. “Estamos correndo para buscar os patrocínios convidamos a todos os empresários de Lafaiete e região a unirem forças deste grande projeto que trará visibilidade e como também abrir espaço profissional para muitos jogadores da região”, disse João Francisco, o Ika, Presidente do Itaúna/Guarani. “Ainda não temos condições de manter nosso jogos no Estádio do Guarany, mas esperamos ainda este ano estar com nosso estádio em condições de disputar uma partida profissional. Este é o nosso sonho”, confirmou Ika,

DSCF4734
O Presidente do Guarany, Ika, o Presidente do Conselho, Manoel Vespúcio, e o diretor de gestão e marketing, Ted

Comissão técnica

A diretoria trabalha em diversas frentes de trabalho. Uma delas é a definição da comissão técnica formada por um técnico de futebol, fisiologista, preparador físico e auxiliar técnico. A escolha é mantida sob forte sigilo da diretoria. Neste item o clube já conquistou uma parceria da Academia Fitness, do preparador físico, Ragnar Valle, onde os jogadores farão a preparação física. Em troca a empresa ganhará um espaço de publicidade no uniforme.

Centro de treinamento

Como ainda o Estádio da Vista Alegre não atende as exigências da federação, o Itaúna/Guarani vai escolher 3 campos em Lafaiete para o treinamento. Já a concentração e alojamento para os atletas, a diretoria espera firmar parcerias que estão em andamento.

Material esportivo

Ika explicou a nossa reportagem que já está em processo de escolha a empresa que fornecerá o material esportivo. Tudo através de parcerias e permuta com o nome estampado no uniforme.

Sede administrativa

A sede do Itaúna/Guarani funcionará na rua Dom Pedro II,60- Carijós. No local funcionará a parte administrativa, setor de imprensa, comissão técnica, secretaria e galeria de fotos e troféus do clube que completará no dia 7 de setembro 106 anos de fundação.

Campo Guarani
Diretoria espera que até final do ano estádio do Guarany esteja totalmente reformando onde o clube mandará seus jogos

Clube prepara formação de atletas nas categorias de base

Além do profissional o Itaúna/Guarani prepara, paralelamente, o projeto das escolinhas de futebol nas categorias infantil, juvenil e júnior. Toda a estrutura própria está sendo criada para atender a seleção de 100 atletas, como a comissão técnica.

Pelas cidades da região serão criados núcleos para formação e seleção dos atletas para o ingresso na carreira profissional. Haverá uma escolinha em funcionamento, em Lafaiete, no Estádio do Guarany que será a âncora do projeto.

Todos os clubes de Lafaiete serão convidados a participar do projeto da escolinha cedendo jogadores. Caso algum talento que despontar e for vendido o clube onde foi revelado ganhará direito a sua cota, conforme prevê a Lei Pelé.

A intenção é ainda no segundo semestre ingressar em campeonatos pelo Estado como o Mineiro e o IMEF nas 3 categorias.

Quem cuida da parte da escolinha, como também da gestão e marketing do Itaúna/Guarany, é o lafaietense, Luiz Lemos, também conhecido como “Ted”. Pós graduado em Marketing Esportivo e ex jogador da categoria de júnior do Galo Mineiro, ele já preparou plano de trabalho.

O primeiro será o desenvolvimento do Projeto social “Vovô da Colina”, referência ao nome do Guarany. Ele será voltado para atletas de 6 a 14 que moram ao entorno do Estádio do Guarany, através de escolinhas de futsal, vôlei, natação e outras modalidades.

O Projeto aguarda a carta do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, de Lafaiete, para autorizar a captação de recursos juntos às empresas da região, entre as quais a Vale, Gerdau, CSN e outras.

A intenção, segundo Ted, é criar um centro de formação de atletas para que a região crie condições de transformar os talentos promissores em grandes jogadores profissionais, isto é, ser um celeiro de atletas e referência em todo o Brasil. “Quem sabe está nascendo em Lafaiete e região uma grande vitrine para o futebol brasileiro. O ponta pé inicial já foi dado e projeto está a todo vapor. Basta agora os empresários acreditarem neste projeto”, frisou Ted.

Fotos:CORREIO DE MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade