20 de abril de 2024 00:40

INSS: Veja quando o cidadão pode solicitar uma prova de vida em casa

Em alguns casos, algumas pessoas simplesmente não podem ir até um banco para realizar a prova de vida anual do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a exigir a realização da prova de vida dos seus beneficiários. E com o retorno dessa obrigatoriedade, muitas dúvidas acabam retornando para o dia a dia das pessoas. Uma delas, por exemplo, é sobre a possibilidade de realizar esse procedimento de casa.

A boa notícia para esses brasileiros é que é possível. Em alguns casos, o INSS pode enviar uma equipe para fazer essa prova de vida em casa. No entanto, isso não vale para todo mundo. De acordo com as regras do Instituto apenas alguns grupos podem solicitar isso.

Segundo as informações oficiais, as pessoas que estão acamadas, hospitalizadas e/ou com dificuldades de locomoção podem solicitar essa visita de um funcionário do Instituto. Além disso, quem tem mais de 80 anos também pode fazer essa solicitação para a visita do funcionário.

Para realizar esses pedidos é preciso entrar em contato com o número 135. É por aí que eles fazem o agendamento e a solicitação. É só seguir o passo a passo que o atendente vai guiando. Se puder fazer essa ligação de um telefone fixo pode ser melhor. Isso porque nesse caso não haverá cobrança.

Também é possível fazer essa solicitação pelo Meu Inss. O usuário que ainda não tem esse aplicativo, pode fazer o download e fazer esses e outros pedidos para o Instituto. Para quem não quer baixar o app, há a possibilidade de acessar o site de mesmo nome na internet.

Prova de vida

Como dito, o INSS retomou a obrigatoriedade da realização da prova de vida neste mês. No entanto, não é preciso correr para fazer esse procedimento. É importante apenas ficar atendo para os prazos do novo calendário que eles criaram para o processo.

Esse calendário toma com base os vencimentos do períodos do ano passado. Então é importante saber qual era a data limite de 2020. Com essa informação, dá para saber portanto qual vai ser o prazo final deste ano. Se passar disso, o beneficiário poderá acabar perdendo o benefício de vez.

Junho, por exemplo, é o mês final para os usuários que precisavam realizar a prova de vida até março ou abril do ano passado. E assim vai sucessivamente até o final deste ano. Do mesmo jeito que uma pessoa não precisa correr, ela  também não precisa esperar o seu mês limite chegar para fazer o procedimento.

Veja o calendário completo da prova de vida do INSS em 2021:

Foto: Reprodução

Caso chocou redes sociais

É importante divulgar essa informação de que é possível realizar a prova de vida de casa porque muita gente nem sabe disso. No Piauí, por exemplo, um caso acabou tomando as redes sociais nesta semana. É que uma família teve que levar um parente de maca para uma agência do Banco do Brasil.

Em entrevistas, os familiares do homem disseram que tentaram pedir ao banco um atendimento em casa. No entanto, de acordo com eles, a agência disse que isso não seria possível. Por esse motivo, eles decidiram levar o aposentado de ambulância para o local da prova.

O Banco do Brasil deu outra versão para a história. De acordo com os gerentes, ninguém recebeu o pedido para ir fazer a fé de vida na casa de senhor. Além disso, eles disseram que foram pegos de surpresa quando ele chegou por lá. Esse senhor faleceu ainda na última segunda-feira (14).

FOTNE NOTICIAS CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade