28 de março de 2024 15:00

Lafaiete antecipa ao Estado, inicia amanhã o calendário escolar e 12 mil alunos retornam ás aulas; secretário salienta que kit escolar está garantido

Em Congonhas o ano letivo começou nesta quinta feira; 3 principais cidades da região voltam às aulas antes esta semana

 

Esta semana prefeitura realizou encontro com diretores de escolas municipais/Reprodução

Diferente do Governo do Estado que anunciou que o ano letivo começará somente no dia 19 de fevereiro, a rede municipal e de educação de Lafaiete inicia suas atividades amanhã com o Dia Escolar. Ontem, dia 31, aconteceu o primeiro encontro entre os diretores das escolas municipais e assessores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O Secretário Municipal de Educação, Moisés Matias Pereira, que deu as boas vindas aos profissionais e apresentou o plano de ação para o presente ano letivo. Ao final do encontro o prefeito Mário Marcus, após as visitas de rotina a bairros da cidade, prestigiou o evento e reafirmou o compromisso com a educação municipal, assim como ocorreu no primeiro ano de sua gestão. O prefeito cobrou o comprometimento de todos os diretores e assessores e respaldou o trabalho do secretário bem como da sua equipe.

“Estamos seguindo o calendário aprovado pelo Conselho Municipal de Educação”, assinalou o secretário municipal de educação, o professor Moisés Matias. Segundo ele, as escolas estarão abertas para o dia escolar.

Favorável a data inicial prevista, ele alerta, caso haja greve na área educacional no Estado, corre-se o risco do ano letivo não ser concluído este ano. Isso sem contar a Copa do Mundo em cujos jogos da seleção brasileira não há aulas. “Se houver aulas aos sábados, vamos oferecer toda a estrutura aos alunos”, garantiu.

Moisés assegurou que o calendário prevê 200 dias letivos em Lafaiete. Cerca de 12 mil alunos retornam ás aulas juntamente com 1,2 mil professores e profissionais da educação que integram o sistema municipal.

O secretário garantiu que, ao contrário do ano passado, o kit escolar será distribuído ainda em fevereiro aos alunos. O processo licitatório para aquisição dos materiais está em fase final.  Moisés destacou que em 2017, o Município investiu a maior soma de recursos no setor educacional, algo em torno de 35% do seu orçamento.

Déficit em creches

O secretário de educação reconheceu que o maior desafio da aera o déficit da educação infantil. Hoje é uma demanda reprimida de cerca de 850 vagas em creches. Para ampliar vagas e o acesso dos alunos, a secretaria prepara obras para aumentar a capacidade das creches.

A travessia do Bairro Cachoeira, a prefeitura vai reformar um espaço da MRS. A creche da Santa Matilde também será ampliada. Moisés acredita que a creche da Arcádia deve estar em funcionamento em breve bastando a solução de um impasse técnico com o Ministério da Educação.

Com a abertura de vagas Moisés disse que pelo menos metade demanda deve ser atendida ainda este ano. Outra aposta é a obra da creche do Amaro Ribeiro cujo recurso o Município está viabilizando.

Ouro Branco e Congonhas

Em Ouro Branco e Congonhas o início do ano escolar também será antes do carnaval. Na quarta feira, dia 31, aconteceu a abertura do Ano Escolar em Congonhas durante encontro que reuniu todos os profissionais da educação. Já o início das aulas nas escolas será no dia 1° de fevereiro, conforme horário informado no ato da matrícula.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade