29 de março de 2024 01:51

Lafaiete: reunião esclarece insegurança e medo de barragens o Morro da Mina

Gerente da Defesa Civil afirma que lagoas rurais oferecem mais riscos do que barragens

da CSN e Vale em Lafaiete

Moradores e representantes de diversos setores se reuniram ontem a noite, dia 1º, para discutir medidas e esclarecimentos em torno da insegurança que tomou os moradores do Morro da Mina pela barragens da Vale.

Um comissão foi formada no Bairro e esteve na quinta feira, dia 31, na promotoria para buscar informações sobre os riscos dos empreendimentos já que a comunidade está apreensiva.

Moradores e lideranças discutiram a segurança em barragem

A comunicação é de que o próximo dia 8 técnicos da FEAM e a promotoria estarão visitando as barragens e a tarde haverá uma audiência com a finalidade de serem apresentados os resultados dos trabalhos de descaracterização dos empreendimentos e rediscutida a necessidade de elaboração de plano de emergência para o local. A Câmara também propôs a realização de uma audiência pública.

Na reunião alguns moradores levantaram questionamentos sobre a  estabilidade das barragens. Um morador explicou que não há barragens de rejeitos da Vale no Morro da Mina e sim duas lagoas e dois diques de contenção.

O Gerente da Defesa Civil, da Prefeitura de Lafaiete, Augusto Júnior Araújo reforçou que as barragens da Vale estão em processo final de descaracterização e não oferecem riscos de rompimento, apesar de “ão haver risco zero”. Augusto disse que as duas barragens da CSN na água Preta, estão em final de descomissionamento e sedimentadas. “Como tal não existem barragem de rejeito de mineração em Lafaiete. Já acompanhamos a situação deste o ano passado. Nossa preocupação maior o Município são represas construídas sem quaisquer técnicas na zona rural. Estas oferecem grandes riscos”, relatou.

Uma próxima reunião ocorre a semana que vem como os moradores. Ao longo da semana, diversas visitas foram realizadas nas barragens da Vale em diversas iniciativas. Moradores questionaram as constantes detonação da mina da Vale o Morro da Mina.

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade