Mesmo diante de críticas do clero católico lafaietense, SindComércio confirma abertura no dia 8 de dezembro

7
Vereadores polemizam em torno da abertura do comércio no feriado de 8 de dezembro/Reprodução

Em nota enviada a imprensa, o SINDCOMERCIO de Conselheiro Lafaiete, representante local do comércio e integrante do SISTEMA COMÉRCIO, formado pela FECOMERCIO MINAS, SESC, SENAC, confirmou a abertura do comércio o feriado municipal do próximo dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira local.

No último domingo, dia 26, o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, José Maria Coelho, propôs um boicote ao comércio em função da abertura em dia santo. Leia a nota.

“O comércio de Conselheiro Lafaiete já se prepara para melhor atender a grande demanda na procura por presentes na data mais importante do ano para o comércio, o Natal. E para melhor atender a grande demanda na procura por presente, as lojas do comércio de Conselheiro Lafaiete estarão atendendo em horário especial a partir do dia 08/12, feriado municipal.

O Horário Especial de Natal permite que os consumidores de Lafaiete e região tenha a oportunidade de realizar suas compras com mais tempo e comodidade.

 Em relação ao feriado, o trabalhador que prestar serviço neste dia fará jus a uma gratificação a título de alimentação no valor de R$ 41,45 (quarenta e um reais e quarenta e cinco centavos) e ainda a uma folga compensatória dentro do prazo de 90 (noventa dias), a contar do mês subsequente ao do feriado trabalhado.

Deverão ser observados os intervalos intrajornada e Inter jornada previstos na legislação trabalhista.

Caso a folga prevista não seja concedida no período estabelecido, as horas trabalhadas deverão ser pagas com adicional de 100% (cem por cento) sobre a hora normal.     “É importante lembrar, que o horário de funcionamento não altera o limite de horas extras a serem prestadas pelos funcionários que estão limitadas a 2(duas) horas diárias.     A CCT 2017 trás os detalhes que regulam este horário especial, feito com o objetivo de beneficiar clientes, empregadores e empregados”.