19 de abril de 2024 21:01

Museu de Congonhas abre cursos sobre a nova sala de aula

Capacitação integra Programa de Formação em Mídia-Educação, uma iniciativa pioneira no interior de minas, e promovida de 23 a 28 de maio, na cidade histórica mineira

As estratégias para construir uma boa narrativa e conquistar a atenção dos alunos, resultando no crescimento dos índices de aprendizado em sala de aula serão o tema do Programa de Formação em Mídia-Educação do Museu de Congonhas. Como identificar e desenvolver uma narrativa? Quais os principais autores que abordam esse tema, o que eles nos ensinam? Quais são as possibilidades de aplicação das narrativas na atividade docente? Estas são algumas das questões que o professor Rian Rezende (5D Design; PUC Rio) procurará esclarecer no curso “As estratégias da narrativa”, que terá foco nas metodologias, estratégias de criação, planejamento e criação do discurso. A capacitação acontecerá de 23 a 28 de maio, das 17h às 22h, com vagas já esgotadas.

Oferecido pelo Museu de Congonhas, em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação e patrocínios da Gerdau e da Cemig, esta última por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, o Programa de Formação de Educadores em Mídia-Educação busca contribuir para que os educadores do município de Congonhas  e região se apropriem de conhecimentos e metodologias do uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sua prática profissional, de modo a transformar e atualizar a experiência da sala de aula vivida por professores e alunos, tornando-a mais interessante e eficaz.

Este é o primeiro projeto do gênero a ser implantado no interior de Minas. “O que se pretende é contribuir para uma mudança conceitual na forma de compreender a educação e a sala de aula, estimulando a percepção do nível de tecnologia e de inteligência já disponíveis nesse espaço, e que os próprios professores consigam pensar transformações. Não é uma tentativa de mudança de cima para baixo ou de fora para dentro. É um convite à uma transformação cultural sobre a forma de se pensar o fazer da educação”, explica o pesquisador João Alegria (PUC-Rio / Canal Futura), uma das principais referências da área em todo o Brasil, que participou da concepção da iniciativa.

SERVIÇO:

Curso “As estratégias da narrativa” – Programa de Formação em Mídia-Educação do Museu de Congonhas

De 23 a 26 de maio, no Museu de Congonhas (Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, 77, Basílica). Os seminários e cursos acontecem até julho. Vagas são gratuitas e limitadas (sujeito a lotação do espaço). Informações: (31) 3731-3979.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade