28 de março de 2024 12:15

Organização e atletas acertam detalhes da Corrida do Trabalhador

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) convidou representantes de grupos de atletismo de Congonhas para a primeira reunião para tratarem da organização da IV Corrida Rústica do Dia do Trabalhador, que é realizada anualmente no dia 1º de maio. Em 2016, a prova volta para a região central da cidade e terá premiação geral para os primeiros atletas (masculino e feminino) de Congonhas. Representantes dos corredores fizeram considerações a respeito da formatação das edições anteriores e algumas solicitações para a organização do evento.

Surgiu do pedido dos atletas a ampliação do trajeto, que em 2015, foi de aproximadamente 6 km, da praça Bandeirantes, passando pela então inaugurada Estrada do Alto Maranhão, até o Distrito. O objetivo do retorno às origens é oferecer mais facilidade para o público acompanhar a corrida.

Alguns atletas solicitaram ainda um percurso com subidas e descidas, mas a SEL observou que é importante realizar uma prova democrática, que favoreça a participação de todos, tanto iniciantes como os já praticantes, o que foi aprovado na reunião.

Uma novidade será a cronometragem eletrônica, que registrará o tempo de cada atleta, e será feita por uma empresa contratada. A medida irá proporcionar a divulgação mais rápida e segura dos resultados.

Outro ponto relevante da reunião foi a definição por parte da SEL de que haverá premiação específica para os atletas de Congonhas, tanto do naipe masculino quanto do feminino – Geral do 1º ao 5º lugares. Em 2016, as categorias por faixa etária (masculina e feminina) serão premiadas do 1º ao 3º lugares. A proposta também foi apoiada pelos atletas que estavam presentes e tem o objetivo de incentivar a prática de corridas em Congonhas e divulgar a modalidade.

A SEL informou ainda que a formatação da corrida deste ano ainda não está concluída. Em fevereiro haverá nova reunião, para que a Secretaria e a coordenação técnica da corrida façam os ajustes finais, levando em consideração as solicitações dos representantes dos atletas, e para a apresentação final do formato da prova. Logo após serão abertas as inscrições.

A corrida deste ano contará ainda com kit prova e as inscrições serão limitadas. Não haverá inscrições no dia da corrida, como nos anos anteriores, o que é uma exigência da empresa de cronometragem e contribui para impedir erros na divulgação do tempo e resultados dos atletas.

Oficinas de atletismo preparam os corredores do futuro

Alguns representantes solicitaram também uma prova para crianças e adolescentes menores de 16 anos, com percurso bem menor. Mas a SEL também informou que é necessária uma melhor preparação dos atletas mirins, para evitar muitos incidentes e que, em um momento propício, promoverá a prova solicitada para as crianças e adolescentes.  Esta preparação já começou. As secretarias municipais de Esporte e Lazer e a de Educação participam de uma ampla parceria responsável pelo Programa de Educação em Sexualidade e Cidadania (PESC), que tem como objetivos o desenvolvimento integral dos jovens no aspecto, humano, familiar, social, educacional e desportivo. Este último é também uma das intenções do Programa Congonhas Mais Saudável desenvolvido pela SEL. Em 2015, através do PESC e do Programa Congonhas Mais Saudável, a SEL desenvolveu oficinas de atletismo nas escolas. Das doze instituições de ensino da rede municipal que atuam com o PESC, houve a adesão de nove, com a participação de mais de 700 alunos com idades entre 11 e 17 anos. O objetivo das oficinas foi levar informações a respeito da modalidade e buscar o desenvolvimento da atividade de forma pedagógica envolvendo o crescimento pessoal, o raciocínio rápido, iniciativa, tomada de decisões, coragem, autoconfiança, autoconhecimento, controle emocional, domínio corporal, disciplina / dedicação, colaboração / Espírito de equipe e a construção do verdadeiro espírito esportivo. As atividades foram ministradas pelo treinador esportivo de Atletismo, Paulo Augusto da Silveira, e o desenvolvimento, a prática de ensino-aprendizagem tiveram duração de 50 minutos. Este programa terá sequência este ano.

Foto:divulgação

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade