28 de março de 2024 20:24

Ouro Branco e Lafaiete lançam Projeto “Caminhos de São Tiago”

Ontem (21) aconteceu no Município de Ouro Branco o Lançamento do Projeto “Caminhos de São Tiago”.

A Cerimônia de inauguração aconteceu às 09h00 na Fazenda Carreiras e contou com a presença de prefeitos e representantes dos 11 municípios integrantes do Caminho: Ouro Branco, Ouro Preto, Casa Grande, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.

Dos Municípios da IGR Circuito Villas e Fazendas, estiveram presentes: De Casa Grande, o Prefeito Luiz Otávio Gonçalves, o Chefe de Seção de Turismo Marcelo Vieira e a turismóloga Clarisse Simões; De Queluzito, estiveram presentes o Prefeito Danilo Albuquerque e o Supervisor de Cultura Alair Tavares Vieira; De Conselheiro Lafaiete, estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Lana representando o Prefeito Mário Marcus e a jornalista Kátia Matos.

Pela IGR Circuito Villas e Fazendas, esteve presente a Diretora Presidente Tatiana Rezende, a Gestora Sidnéia Martins e a Secretária Camila Lima.

Também estiveram presentes o Deputado Glaycon Franco, o idealizador do projeto Caminhos de São Tiago, Dr. Elias de Lima e o Presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais – Fecitur MG e Gestor do Circuito Trilha dos inconfidentes Marcus Januario.

Durante a cerimônia em Ouro Branco, houve apresentação teatral, entrega de passaportes e kits do Caminhos de São Tiago aos Prefeitos e homenageados, além do plantio de muda de ipê feito pelas autoridades presentes.

Um grupo de cinco ciclistas mulheres seguiram pelo trecho de Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete. Elas foram recebidas na Basílica Nossa Senhora da Conceição pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico Rafael Lana, onde receberam medalhas, passaporte e kits do Projeto.

Em seguida, houve na Praça São Sebastião em Conselheiro Lafaiete, a cerimônia para a entrega da Placa do Projeto “Caminhos de São Tiago”, feita pelo vice-prefeito de Ouro Branco Dr. Celso Vaz ao Vice- Prefeito de Conselheiro Lafaiete, Dr. Marco Antônio.

Após, um grupo de cinco cavaleiros receberam passaportes e kits do “Caminhos de São Tiago” e seguiram rumo a Queluzito, inaugurando o trecho entre as duas cidades.

Até o dia 25/07, domingo, as inaugurações acontecerão nos municípios pertencentes ao caminho, com a participação de peregrinos de diversas modalidades e podem ser acompanhadas pelas redes socais @villasefazendas, @caminhosaotiagomg e @tonatrilha.

Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, o Caminhos de São Tiago é o maior roteiro turístico, cultural e religioso entre Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais.

Sobre o Caminhos de São Tiago

Os caminhos de São Tiago são o maior roteiro turístico entre circuitos do Estado de Minas Gerais, abrangendo três importantes circuitos turísticos no Estado. Composto por 11 municípios, o projeto Caminhos de São Tiago além de possuir grandes belezas naturais, conta também com um grande acervo patrimonial arquitetônico, como igrejas e centros históricos preservados, o que proporcionará um turismo sustentável, ecológico, gastronômico, cultural, religioso e espiritual. Tendo como principal objetivo o desenvolvimento turístico e econômico da região, fortalecendo ainda mais a religiosidade, gastronomia, artesanato e o turismo. Além de possibilitar o desenvolvimento econômico, contribuirá na preservação ambiental e o desenvolvimento cultural das comunidades receptivas.

https://youtu.be/z1puTRJRqe4

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade