16 de abril de 2024 18:28

Ouro Branco realiza Fórum de Patrimônio e Cultura: Política e Cidadania

A iniciativa conta com apoio do Ministério Público de Minas Gerais que tem realizado um trabalho voltado para salvaguardar o patrimônio histórico remanescente do século XVIII.  O objetivo é que os nove candidatos a prefeito de Ouro Branco assinem um termo de compromisso público com o patrimônio cultural.

lateral-da-antiga-casa-paroquial-1
lateral da antiga casa paroquial/Divulgação

Com objetivo de aprovar diretrizes para efetivação de uma política cultural mais específica e democrática, será realizado o Fórum de Patrimônio e Cultura de Ouro Branco: Política e Cidadania.  A iniciativa será realizada no dia 21 de setembro, no plenário da Câmara Municipal, de 9h às 16h. O evento conta com apoio do Ministério Público de Minas Gerais e tem como objetivos aprovar propostas para salvaguardar o patrimônio cultural do município e buscar o comprometimento dos gestores públicos com a preservação da memória social da cidade. Nos últimos, o município de Ouro Branco sofreu um retrocesso de políticas públicas preservacionistas.  A Casa de Tiradentes, conhecida também como Fazenda das Carreiras, ficou abandonada quando houve a transferência de responsabilidade de preservação da sociedade civil organizada para a Prefeitura Municipal que assinou Termos de Ajustamento de Conduta para revitalizar duas edificações do século XVIII.  O outro monumento restaurado por meio de um TAC é a antiga Casa Paroquial, localizada no centro da cidade.

Reforma do telhado da Casa de Tiradentes/Divlugação
Reforma do telhado da Casa de Tiradentes/Divlugação

O fórum está sendo organizado pelo professor Éverlan Stutz que elaborou e coordenou importantes projetos de restauração em Ouro Branco, como a revitalização da Casa de Tiradentes, da Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e da Igreja Matriz de Santo Antônio. De acordo com o promotor de justiça José de Lourdes de São José, trata-se de uma iniciativa de interesse público e difuso.  “Apoiamos a realização do fórum e esperamos o apoio da iniciativa privada, dos órgãos públicos e da sociedade para que possamos garantir a preservação e a manutenção de nossos bens culturais”, explica o promotor. Além da aprovação de ações preservacionistas, também serão discutidos mecanismos para incentivar e valorizar os artistas locais. O maestro da Corporação Musical Santo Antônio, Jesus Rosário Ferreira de Melo, reivindica a realização de um festival de bandas e recursos para manutenção da entidade e dos instrumentos musicais. “A nossa banda participa de vários festivais, mas nunca convida outras bandas para promovermos um festival aqui em Ouro Branco. Há vinte anos não realizamos um festival no município”, relembra o maestro que considera o fórum uma oportunidade para registrar as necessidades dos artistas e das instituições culturais. Os noves candidatos a prefeito de Ouro Branco foram convocados para participar do evento. Após aprovação das propostas, os candidatos vão assinar um termo de compromisso público com as diretrizes aprovadas. Mais informações e inscrições pelo e-mail: forumdeculturaourobranco@gmail.com

Programação:

9h – Apresentação da Corporação Musical Santo Antônio

9h15 – Apresentação da metodologia do Fórum de Patrimônio e Cultura

9h30 – Apresentação das propostas na área de patrimônio dos noves candidatos a prefeito de Ouro Branco. Cada candidato terá 10 minutos para explanação.

11h – Acolhimento das propostas voltadas para preservar o patrimônio cultural da cidade.

12h – Almoço

14h  – Apresentação das propostas voltadas para garantir uma gestão cultural democrática e participativa

15h – Aprovação das Diretrizes Apresentadas

16h – Assinatura do Termo de Compromisso Público com o Patrimônio Cultura de Ouro Branco

ANEXOS:

Em anexo, fotos da Casa de Tiradentes sendo restaurada e da Antiga Casa Paroquial, ambos  monumentos revitalizados por intervenção do Ministério Público que acatou as denúncias de abandono e de falta de políticas públicas específicas que garantam  a salvaguarda e a sustentabilidade dessas edificações.  Também estão anexadas fotos dos músicos da Corporação Musical Santo Antônio, a instituição cultural mais antiga e tradicional da cidade.

Mais informações pelo telefone: (31) 9 9124. 46 60

Preservar e difundir o patrimônio cultural são atos de cidadania 

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade