29 de março de 2024 08:18

Ouro Branco recebe vice-governador para assinatura da restauração da Igreja Matriz

 Cultura e patrimônio histórico protegidos em Ouro Branco. Na manhã dessa quinta-feira, 13 de maio, o Município de Ouro Branco teve a honra e alegria de receber a comitiva do Governo do Estado, por meio do vice-governador Paulo Eduardo Rocha Brant para a Assinatura da Ordem de Serviço para a restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco.

O evento foi realizado seguindo os protocolos e regras de segurança de saúde e obrigatoriedade do uso de máscaras no auditório Fernando de Oliveira Silva. Na abertura do evento execução do Hino Nacional com o artista Giovanni Iniciou os estudos de oboé aos 11 anos com o professor Alexandre Barros. Já atuou como solista a frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara Sesi Minas, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Orquestra Filarmônica da UFRN, Orquestra de Câmara de Itaúna e Orquestra de Câmara de Ouro Branco. Na sequência, a execução do Hino do Município de Ouro Branco pela cantora Josyelem. Josyelem é cantora gospel. Já lançou 2 CDs e seu último lançamento, o EP Ressuscitou, já conta com mais de um milhão de visualizações no YouTube. Em 2020 foi um dos destaques artísticos de Ouro Branco com sua live realizada por meio da Lei Aldir Blanc. 

Participaram do evento o prefeito Hélio Campos, vice-prefeito, Dr. Celso Vaz, vice-governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Eduardo Rocha Brant, secretário de Estado de Cultura e Turismo, Dr. Leônidas Oliveira, Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Airton José dos Santos; Superintendente IPHAN MG: Débora Maria Ramos do Nascimento França; Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo: Gerente de Cultura e Patrimônio Histórico: Edilson Nascimento; Deputado Estadual Tiago Cota; Deputado Estadual Glaycon Franco; Prefeito de Congonhas Dr. Cláudio; Pe. Darci Fernandes Leão, Ecônomo e Procurador Geral da Arquidiocese de Mariana-MG; Secretários Municipais de Ouro Branco Gestão 2021-2024; Paróquia Santo Antônio: Pe. José Gilvan Nascimento; Gerente Geral de Sustentabilidade Gerdau: Francisco Couto; Vereador Imar Vieira, Vereador Warley Pereira; Presidente do Conselho de Políticas Culturais: Márcio Alessandro Vieira de Paula; Presidente do Conselho de Turismo: Ângela Monteiro, Gerente Geral de Sustentabilidade Gerdau: Francisco Couto, Coordenador de Relações Institucionais e Responsabilidade Social Gerdau: Bruno de Castilho, Empresa Viotti Edificações: José Almir e Elder, do Gabinete do Deputado Federal Rodrigo de Castro; diretor do Ecotres, Luís Claudio Grossi; Coronel Guedes; Delegado Regional Maurício Casa Rosa Carrapatoso; Delegado de Polícia Civil Marcelo Fonseca Prado.

Durante o evento foi realizada a Ordem de Serviço, discurso das autoridades e, na sequência, as autoridades seguiram para uma visita guiada a Igreja Matriz de Santo Antônio, Casarão do Centro (Antiga Casa Paroquial) e a Fazenda de Carreiras.

Sobre as Obras

A Igreja Matriz de Santo Antônio tem a conclusão de sua edificação no final do século XVIII (18), em 1779. Guardiã do tempo e da história de Ouro Branco, a Matriz conta com técnica de construção que tem por base a pedra sabão. No interior, a nave, o arco-cruzeiro e a capela-mor constituem um dos conjuntos de talha barroca mais bonitos de Minas.

Agora, em 2021, com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, IPHAN, IEPHA, Caixa Econômica Federal, Arquidiocese de Mariana, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Prefeitura serão executadas:

Empresa Viotti Edificações –  José Almir; Contrato de repasse: operação 1068121-30 convênio 895522/2019 – OGU via Caixa. Órgão: Ministério de da Justiça e Segurança Pública/Fundo De Defesa Dos Direitos Difusos: R$1.332.651,61. Contrapartida: R$ 40.947,81 e Valor Licitado Total: 1.315.570,36. O recurso está em conta bloqueado, e é liberado pela GIGOV/BH de acordo as medições.

Resumo dos Serviços a serem executados:

Promover a restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, visando sua conservação preventiva através das seguintes ações: Agenciamento externo; Limpeza da cantaria; Intervenção na pavimentação de ladrilho hidráulico; Intervenção no tabuado; Revisão das escadas; Revisão dos rebocos; Pintura geral; Revisão dos forros; Revisão das cimalhas; Revisão do guarda pó e cachorrada; Tratamento das esquadrias. Revisão do telhado; Verificação dos rufos; Tratamento das fissuras e trincas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade