fbpx
18.5 C
Conselheiro Lafaiete
quarta-feira, 28 outubro 2020
Início Economia Pagamento do auxílio doença e BPC foi prorrogado até dezembro; Saiba quem...

Pagamento do auxílio doença e BPC foi prorrogado até dezembro; Saiba quem pode receber

Além disso, o governo deu o prazo até 31 de outubro para que os segurados possam dar entrada com o pedido pelo portal Meu INSS.

O pagamento do auxílio doença e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) foi prorrogado até dia 31 de dezembro pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Uma portaria publicada nesta quinta-feira,17, no Diário Oficial da União informou sobre a medida.

Também foi prorrogado o período que esses benefícios podem ser solicitados, o governo deu o prazo até 31 de outubro para que os segurados possam dar entrada com o pedido pelo portal Meu INSS.

Com isso, o instituto tenta evitar aglomeração nas agências e assim o contágio por covid-19. Anteriormente, o pagamento do BPC e do auxílio doença poderia acontecer pelo período de três meses, a partir de abril,  de acordo com a Lei 13.982.

Contudo, como a perícia médica segue suspensa por tempo indeterminado, e por causa do grande número de beneficiários que precisam de atendimento, o pagamento da antecipação do auxílio e do BPC foi prorrogado.

Quem pode receber o auxílio doença?

Tem direito ao auxílio doença do INSS, o trabalhador que comprovar, por meio de perícia médica, estar incapacitada temporariamente para o trabalho em razão de doença ou acidente. A pessoa começa a receber o benefício pago pelo instituto a partir do 16º dia de afastamento, a empresa deve pagar os primeiros 15 dias.

Os seguintes trabalhadores que contribuem para a Previdência tem o direito de solicitar o auxílio doença no dia seguinte ao afastamento:

  • Desempregado  (segurado facultativo)
  • autônomo (MEIs, comerciantes, profissionais liberais, segurados individuais)

Quem pode receber o BPC?

Já as pessoas que não possuem meios de se sustentarem sozinhas ou ter a subsistência provida pela família, têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O auxílio no valor de um salário mínimo é pago aos idosos acima de 65 anos e às pessoas com deficiência que não têm condições de prover o próprio sustento.

Dentro dos requisitos citados, para receber o BPC é necessário comprovar algumas condições, são elas:

  • Estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ter renda familiar inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa para comprovar a situação de pobreza ou necessidade;
  • Comprovar ter 65 anos ou mais (no caso dos idosos);
  • Comprovar que possui deficiência (se for o caso, não precisa ser idoso); e
  • Comprovar que sua deficiência te impede acessar direitos e de participar ativamente da sociedade com igualdade de oportunidades e condições (no caso da pessoa com deficiência).(EDITALCONCURSOS)

Mais lidas

Jovem médica e bebê morrem em parto

Com pesar comunicamos que faleceu na madrugada de ontem, 10/10, no hospital Bom Jesus em Congonhas, por complicações no parto, a...

Centenas de médicos de todo o mundo assinam uma declaração alertando que a Covid-19 “é a maior fraude de saúde do século 21”

Pedem o fim do clima de terror, irracionalidade, manipulação e mentiras ligadas ao“ maior golpe de saúde do século 21 ”