20 de abril de 2024 01:11

Polícia Civil inaugura plantão digital em Barbacena e São João Del Rei

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implementou, na última segunda-feira(26/10), o Plantão Digital nas Delegacias Regionais de Polícia Civil em Barbacena e São João Del Rei, pertencentes ao 13º Departamento de Polícia Civil em Barbacena. Essa é a décima inauguração do Plantão Digital, projeto iniciado este ano.
A plataforma, lançada no mês de janeiro, na capital mineira, possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de uma sala virtual, evitando o deslocamento físico de pessoas entre as unidades.

Polícia Civil inaugura plantão digital em Barbacena e São João Del Rei/REPRODUÇÃO


Estiveram presentes no lançamento do projeto o chefe adjunto da PCMG, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, e a Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária (SIPJ), delegada-geral Ana Cláudia Oliveira Perry. Os conselheiros da Polícia Civil conversaram com as equipes locais, tiraram dúvidas sobre o projeto, bem como receberam sugestões.
Também acompanharam as visitas o coordenador de Sistemas da Superintendência de Informações e Inteligência Policial, delegado Breno Azevedo de Carvalho, o chefe do 13º Departamento de Polícia Civil, delegado geral Alexsander Soares Diniz, a delegada regional em Barbacena, Flávia Mara Camargo Murta e o delegado regional em São João Del Rei, Cláudio Geraldo de Oliveira.
Na ocasião, o chefe do 13º Departamento, delegado-geral Alexsander Soares Diniz, ressaltou a importância do projeto. “Com o plantão digital os delegados e escrivães terão maior disponibilidade para se dedicarem ao trabalho finalístico da Polícia Civil”.
Para a delegada regional em Barbacena, Flávia Mara Camargo Murta, “Nós temos que estar de braços dados com a tecnologia, ela profissionaliza as diligências, ela encurta a distância, mesmo porque nós estamos unindo duas grandes delegacias regionais, assim acreditamos em um melhor atendimento ao público”.
O delegado regional em São João Del Rei, Cláudio Geraldo de Oliveira, acrescenta que “Com o plantão digital nós otimizaremos os trabalhos de investigação policial e a população será a grande beneficiada”.


O Projeto

Polícia Civil inaugura plantão digital em Barbacena e São João Del Rei/REPRODUÇÃO


O Plantão Digital possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferência entre os policiais e envolvidos em ocorrência criminais com mais rapidez dos procedimentos, ausência de deslocamentos – que passam a ser desnecessários – e traz economia para o Estado.
Desde a inauguração em Belo Horizonte e Nova Lima, o projeto piloto foi regulamentado pela Resolução nº 8.133, assinada pelo chefe da Polícia Civil, agner Pinto de ouza, que instituiu, em caráter e perimental, o Plantão
13º DEPARTAMENTO DE BARBACENA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade