16 de abril de 2024 19:55

Prefeito defende isenção de pedágio para trabalhadores que transitam na BR 040 entre Cristiano Otoni e Lafaiete

Prefeito José Élcio da cidade de Cristiano Otoni / DIVULGAÇÃO

Durante o Encontro Regional de Prefeitos, Vice e vereadores, ocorrido nesta quarta feira (27), na Câmara de Lafaiete, para discutir a articulação dos municípios em torno do novo edital de concessão da BR 040, José Élcio de Rezende, Prefeito Municipal de Cristiano Otoni, fez uma reivindicação e cobrou da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre)  a isenção do pedágio para os trabalhadores que comprovadamente e documentalmente residem em Cristiano e trabalhem em Lafaiete. Ele justificou que a cobrança onera e taxa inúmeros profissionais no deslocamento entre as 2 cidades. “Lafaiete é uma cidade polo regional e a população de Cristiano depende muito dos serviços da cidade que é também uma fonte geradora emprego para Cristiano. São apenas 18 km, mas o valor do pedágio pago todos os dias sobrecarrega os trabalhadores. Temos hoje muitos profissionais que trabalham no comércio de Lafaiete e precisam desta isenção para melhorar a renda das suas famílias. Vamos pleitear esta demanda junto a ANTT pois consideramos justa e oportuna com nosso povo”, assinalou.

Segundo ele, Cristiano Otoni ficou prejudicada com a praça de pedágio e pretende no novo edital discutir esta localização. “No novo edital vamos discutir esta situação já que nosso povo reclama com razão desta situação onde foi instalado o pedágio. Também queremos discutir obras de melhorias da BR 040 que corta nossa cidade, como um viaduto, passarela e trincheira para a segurança de nossa população. Pagamos pedágio, mas até agora nossa cidade não foi beneficiada em nenhuma obra da Via 040”, cobrou.

José Élcio disse que a prefeitura e a Câmara se organizam e articulam para criar um movimento em favor dos trabalhadores de Cristiano. “Estamos buscando apoio e força política para pleitear este direito aos nossos trabalhadores. Estaremos juntos com a entidade Sorear buscando subsídios técnicos para embasar este pedido junto a ANTT”, afirmou o prefeito. A Sorear vai assessorar o Município inclusive na elaboração do cadastro.

Abuso

Somente no primeiro semestre deste ano, Cristiano Otoni recebeu quase R$140 mil de ISS da Via 040. O representante da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANNT), Pedro Nuglia, considerou legítima a reivindicação de Cristiano Otoni, mas alertou que a fundamentação do pedido deveria ser estritamente técnica. “Acredito que se o pedido por técnico bem fundamentado com todas as características e informações necessárias dos trabalhadores que circulam entre as duas cidades a reivindicação pode ser concedida”, analisou.

Porém ele fez um alerta para que não ocorra como em outras região ao longo da BR 040 quando cidades foram beneficiadas pela isenção, porém o abuso e a irresponsabilidade fizeram com que a Via 040 revogasse esse benefício.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade