25 de abril de 2024 03:15

Presidente do sindicato de donos de vans comenta o desafio do transporte público em Lafaiete

Começou hoje (5) a modalidade do transporte público em Lafaiete com uso de vans escolares em caráter emergencial.
Nossa reportagem conversou agora há pouco com o Presidente dos Transportadores de Van Escolares de Minas Gerais (SINTESC), Carlos Eduardo Campos, que está em Lafaiete acompanhando e orientando a categoria. “Não se constrói um transporte de qualidade de um dia para o outro. È um desafio resgatar em serviço com dignidade para os nossos cidadãos, por isso estamos iniciando um processo de adaptação e operacionalização que equilibre um bom serviço mas com sustentabilidade para a categoria”, analisou.
Segundo ele, a categoria foi uma das mais impactadas na pandemia. Carlos Eduardo adiantou que ao longo da semana se terá um panorama geral das linhas, como do transporte público, e sua sustentabilidade. “Estamos aqui junto a categoria para fortalecer a classe caso não haja demanda das vans pela linhas termos que chamar profissionais de outras cidade para suprir o setor”, adiantou.

Gratuidade
Sobre a gratuidade, ele disse que encaminhou uma proposta a prefeitura para regulamentação no sentido de que as vans operem com dois passageiros idosos por viagem. Carlos Eduardo confirmou que pela excepcionalidade, as passagens serão somente em dinheiro. Também disse que a contratação de trocador tornará o serviço inviável.
“Aos poucos vamos nos orientar diante do desafio em Lafaiete. Como ficará por exemplo os horários de linhas até 22 horas? Será que será sustentável financeiramente ao dono da van? Estamos iniciando o planejamento e ao longo dos dias vamos formatando a operacionalização”, mas é um grande desafio que será construído por diversas responsáveis”, finalizou.
As vans vão atuar no transporte público até a contratação de empresa para atuar no setor em Lafaiete por um ano.

Nota Prefeitura

A prefeitura informou que será publicada uma nota a população após a conclusão do processo que é acompanhado pela procuradoria junto aos proprietários das vans acertando os detalhes sobre o funcionamento desta modalidade de transporte que tem caráter emergencial.

Leia mais:

https://correiodeminas.com.br/vans-escolares-iniciam-transporte-publico-de-lafaiete/

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade