18 de abril de 2024 13:28

Procon de Lafaiete enumera dicas para os filhos agradarem as mães e ainda não terem dor de cabeça antes e depois das compras

Para os filhos agradarem as mães e ainda não terem dor de cabeça antes e depois das compras, o Procon Lafaiete enumerou algumas dicas:

1 – Pesquise preços e, se possível, dê preferência para pagamentos à vista. É preciso pensar bem antes de comprar a prazo. O consumidor deve se informar sobre quais os juros mensais e anuais cobrados pelo estabelecimento onde irá fazer a compra, lembrando que parcelamentos longos costumam ter juros mais altos.

2 – Consulte a política de trocas de cada estabelecimento. A regra geral é que as lojas são obrigadas a trocar um produto somente se este apresentar defeito. Mas as condições de troca poderão ser fixadas pelo lojista e devem ser informadas ao consumidor de forma clara e ostensiva. Peça, por escrito, para a eventual troca, em quais condições ela deve ocorrer (sem adulteração de etiqueta, embalagem, conforme o prazo, dentre outros);

3 – No caso dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, deve-se atentar quanto a marca e o modelo do produto, pedir demonstração de seu funcionamento e verificar a existência do manual de instrução e do termo de garantia. Confira também a voltagem se é compatível (110 ou 220 V) e dê preferência aos produtos mais econômicos indicados pelo selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). E não se esqueça de analisar as reais necessidades da pessoa que será presenteada. Nem sempre aparelhos mais sofisticados são a melhor escolha.

4 – Nas compras pela internet, por telefone ou venda a domicílio, você tem até 7 dias para devolver o produto e cancelar a compra. Compre sempre em sites confiáveis
e tenha certeza da segurança do site, antes de informar os dados para pagamento.

5 – Desconfie de lojas que oferecem preços muito abaixo do mercado.

6 – Verifique se a empresa que você está realizando a compra é idônea e se há reclamações da mesma nos Órgãos de Defesa do Consumidor e também nas redes sociais;

7 – Exija sempre a Nota Fiscal pois é a única forma de conseguir a troca do produto em caso de defeito e na utilização da garantia.

8 – Todo produto tem garantia prevista por lei, a chamada garantia legal. Para os produtos duráveis essa garantia é de 90 dias e, para os não duráveis, de 30 dias. O fabricante ou o comerciante poderão oferecer outra garantia conhecida como garantia contratual, que é complementar à garantia legal e deve ser fornecida por escrito. Normalmente também é comercializado a garantia estendida, e trata-se de um seguro contratado e pago pelo consumidor. As condições de uso devem ser claramente informadas ao consumidor em contrato.

Para mais esclarecimentos, os telefones do Procon Lafaiete são 151 ou 3769-3050. A sede do Órgão está localizada à Rua Carijós, Nº 123, bairro Centro (atrás da Escola Estadual Domingos Bebiano). O atendimento é de segunda a sexta feira, no horário de 10h às 16h.

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