Quitandas de Congonhas fazem sucesso em Belo Horizonte

23

Quitanda

No último sábado, 7, quem passou pelo Mercado Central de Belo Horizonte pôde degustar muitas delícias produzidas pelas  quitandeiras de Congonhas, que divulgaram nosso Festival da Quitanda. A festa acontecerá neste domingo, 15, em sua 16ª edição, na Romaria. No sábado, 14, será realizada a Noite de Caldos e Violas.

Quitandeiras e a comissão organizadora distribuíram amostras de nossas receitas e encantaram o público com enrolado de mandioca com goiabada, rosquinha de amendoim, caçarola de fubá, bolo de chocolate, cubu de fubá, bolo de farinha de milho Romeu e Julieta, biscoito de polvilho, cubu de amendoim e outras quitandas.

Dona Adelina Santiago e os filhos Mariana e João Pedro se deliciaram com nossas receitas e elogiaram a iniciativa: “Essas quitandas são deliciosas e participar desse Festival deve ser muito bom. Ótima idéia divulgar aqui em Belo Horizonte. Quem sabe a gente aparece  em Congonhas no próximo fim de semana. Com certeza vai valer a pena.”

Quitanda1

Pauline Vieira Souza, de Belo Horizonte, adorou a quitanda de fubá que experimentou. “Gente, que coisa deliciosa! Vou falar para meus parentes que moram em Ouro Branco para não perderem esse festival. Quero ir!”.

A parceria entre a Prefeitura de Congonhas e o Mercado da capital mineira agradou um dos responsáveis pelo espaço. Luis Carlos Braga, diretor superintendente do Mercado Central, aprovou a iniciativa dizendo que “como um centro gastronômico de Belo Horizonte nós apoiamos idéias que valorizam a culinária de Minas Gerais e é extremamente gratificante receber as quitandeiras de Congonhas. Pretendemos  trazer as quitandeiras para uma feira aqui, no segundo semestre”.

Programação:

No sábado, 14, véspera da festa, será realizada a Noite de Caldos e Violas, com comercialização de deliciosos caldos e comidas típicas, para aquecer o público neste clima de quase inverno. Além disso, terá shows variados de artistas da região e de renome nacional, como os congonhenses Kadú & Leo e a dupla, nacionalmente conhecida, Sá e Guarabyra.

Durante todo o dia, serão realizadas atividades culturais, com apresentação dos grupos de Congado da cidade e da Corporação Musical Senhor Bom Jesus, e shows dos cantores Gian Resende, Cleiber Tarcísio e João Ormond e Banda.