29 de março de 2024 11:06

Região do Campo das Vertentes encanta andarilhos queluzianos durante a quinta caminhada do ano

CARANAÍBA – Município distante 131 Km de Belo Horizonte e 22 Km de Conselheiro Lafaiete, limitando-se com Carandaí, Capela Nova, Rio Espera, Cristiano Otoni e Santana dos Montes. Situa-se na região do Campo das Vertentes e é porta de entrada para as nascentes do Rio Paraopeba. Caranaíba tem origem etmológica na palavra Caraná-yba cujo significado é Palmeira Carnaúba. A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Glória.

CAPELA NOVA – Município distante 33 Km de Conselheiro Lafaiete. Vizinha de Senhora dos Remédios, Caranaíba e Carandaí. Situa-se na região do Campo das Vertentes. Nossa Senhora das Dores é a padroeira da cidade.

A CAMINHADA

O mês de maio já deveria apresentar baixas temperaturas nas primeiras horas da manhã. Diferente disto, a manhã deste sábado, dia 25, permitia que um grupo de 53 Andarilhos Queluzianos usassem simples vestes de verão. Por volta de 07h00, foi iniciada a viagem do grupo para o município de Caranaíba.

Na praça principal da cidade, nas escadarias da Matriz de Nossa Senhora da Glória, foi feita a pose, diante de um sol esplêndido, para o clique fotográfico daquele maravilhoso e aventureiro grupo. Uma faixa de identificação dos Andarilhos Queluzianos era orgulhosamente ostentada pelos amigos. Em seguida, de frente para a fachada da igreja, todos se puseram em orações com pedidos de graça pelo aparecimento do lafaietense e amigo de vários ali presentes, José Odilon, e pela sentida e prematura partida de outro amigo, Wesley de Assis Gomes. Também houve pedido pela saúde de todos os integrantes do grupo.

Antes do início da caminhada, uma caixa de bananas foi distribuída e rapidamente consumida por todos. A caminhada seria longa, com vários trechos com subida e uma alimentação suplementar é sempre recomendável e isto já é uma prática adotada pelos organizadores do grupo.

Logo após, todos iniciaram o trajeto proposto que, desta vez, proporcionou ao grupo escolher trajetos de 12, 16 e 19,5 Km entre Caranaíba e Capela Nova. Os 16 primeiros quilômetros foram todos em estrada de terra e os 3,5 quilômetros restantes em asfalto.

À medida que o tempo passava, o calor do sol se intensificava e o vento frio se dissipava causando um desgaste aos participantes do evento. Várias paradas os caminhantes faziam ao longo do trajeto com o objetivo principal de contemplar as inúmeras oportunidades de contemplação das paisagens maravilhosas e encantadoras que se descortinavam diante dos olhares admirados de todos. Após cada curva vencida, um novo quadro natural se apresentava e servia de pano de fundo para as lentes ansiosas das câmeras e celulares. Cada clique, registrava e eternizava a imagem de alguma beleza natural a ser mostrada ou compartilhada com amigos e familiares posteriormente. Além das inúmeras atrações e belezas que caracterizam aquela região como uma das mais belas já percorridas, foram avistadas várias plantações e criações de gado em sítios e fazendas mostrando a aptidão agropecuária dos habitantes regionais. Enquanto isto, os amigos Guy e Nonato com seus tradicionais TR-4 e, desta vez, o Benito Laporte com sua Fiat Toro, percorriam o trajeto em vai e vem fornecendo água e apoio a quem precisasse.

Um momento marcante da caminhada foi em uma localidade situada a 10 quilômetros de Caranaíba. O local é conhecido como Ponto do Leite e ali vários amigos fizeram uma breve parada para descanso em um bar cujo proprietário era conhecido por vários. Trata-se do simpático e boa praça Tião Nabaier que morou por muitos anos em Lafaiete. Ele mesmo, muito alegre, logo já se apresentava ao grupo como Tião Nabaia e soltava o seu slogan: “Tião Nabaia, morre de fome mas não trabaia”. Todos riam de sua espontaneidade e simpatia. Fazia questão de tirar fotos expondo um belo violão. Ele até nos apresentou um cartão constando: “Irmãos Nabaier e Amigos – Música ao Vivo – Tião ou Toninho.”

CONFRATERNIZAÇÃO

A caminhada encerrou-se em Capela Nova onde fomos recebidos pelas bênçãos de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade e cuja Matriz situa-se na belíssima e charmosa praça principal. Ali também seria o local de nossa confraternização no restaurante do Clero.

Os organizadores da caminhada já haviam preparado grande quantidade de suculentas frutas – abacaxi, melão, melancia – para receber os sedentos e cansados caminhantes. Ao mesmo tempo, a equipe do restaurante também já disponibilizava várias travessas com deliciosos e tradicionais salgados: torresmos, pastéis, chouriço e carne de porco. Muita cerveja gelada e refrigerante eram servidos e rapidamente consumidos enquanto a alegria se espalhava pelas mesas através do bom papo e piadas.

A tradicional homenagem aos aniversariantes exigiu um breve pausa para que aqueles amigos recebessem seus cartões de lembrança e votos de felicidades. Em seguida foi cantado vigorosamente o Parabéns a Você coroado com uma estrondosa salva de palmas e calorosos abraços. Neste mês, foram homenageados os seguintes amigos: Carlos Anderson da Silva (Nem do Zena), José Maria da Silva (Tião), Edson Alves de Araújo (Edinho), Marco Aurélio Carvalho Caetano, Gerson de Oliveira e Oliveira, Judas Tadeu Resende Dutra, Jairo Roberto Magalhães, Agnaldo Aparecido da Silva, Antônio Rafael Alves, Marco Antônio Rodrigues, Ronaldo Agostinho Faria e Sílvio Henriques de Miranda.

Após estas homenagens, um lauto e delicioso almoço foi servido a todos. Após este almoço, alguns amigos buscavam um descanso na praça em frente na sombra de frondosas árvores que compõem o belo jardim local. Bancos da praça eram disputados por alguns que se sentavam e se punham a contemplar aquele recanto de descanso. Capela Nova certamente é uma cidade que chama a atenção dos turistas pela receptividade dos habitantes, pelas ruas, praça e casas bem limpas e conservadas, pelo trânsito tranquilo e de poucos carros. É uma cidade pacata e bem agradável.

Como na vida tudo tem início, meio e fim, o evento deste dia terminou deixando saudosas lembranças. O bom é que as câmeras e celulares registraram tudo de forma a permitir rever cada momento vivido e desfrutado. Certamente, as fotos serão compartilhadas entre amigos, nos grupos de whatsapp e outras mídias.

8ª FEIJOADA BENEFICENTE DOS ANDARILHOS QUELUZIANOS

Lembramos a todos que no próximo dia 09 de junho (domingo) ocorrerá a 8ª Feijoada Beneficente no período de 12h00 às 15h00 no Clube Dom Pedro II. Os convites estão sendo vendidos pelos integrantes dos Andarilhos Queluzianos ao preço de R$ 25,00 cada. Não deixem de participar pois este evento é filantrópico e visa levar ajuda a várias entidades beneficentes da região.

XX ARRAIÁ DO CLUBE DOM PEDRO II

Nos dias 14, 15 e 16 de junho (sexta, sábado e domingo), o Clube Dom Pedro II promoverá o tradicional Arraiá. Como parceiros tradicionais, o grupo Andarilhos Queluzianos foi convidado juntamente com outras entidades filantrópicas a participar com sua tradicional barraquinha de comidas típicas. O Clube Dom Pedro distribuiu convites a estas entidades que já estão fazendo a venda dos mesmos ao preço de R$ 3,00. Cada convite é individual e dará direito a participação de um dia. Os convites vendidos pelo grupo Andarilhos Queluzianos estão disponíveis no Restaurante Kaol, na rua Marechal Floriano, em frente ao túnel da MRS. Vá ao local e compre seus convites ou entre em contato com um amigo do grupo para ele providenciar para você este convite. Além das comidas típicas nas barracas, o Clube Dom Pedro II programou shows com a participação de várias bandas famosas na região, quadrilhas juninas etc. Não deixe de participar.

Nossa próxima caminhada do grupo Andarilhos Queluzianos será no dia 22 de junho. Um abraço a todos e até a próxima oportunidade.

LAÉRCIO REZENDE AMARAL – ANDARILHO QUELUZIANO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade