20 de abril de 2024 04:50

Secretário de Estado do Turismo propõe estratégias projetos para incentivar o turismo e gerar empregos nos municípios

 

Secretário de Estado do Turismo propõe estratégias projetos para incentivar o turismo e gerar empregos nos municípios

 

O Secretário de Estado do Turismo. Ricardo Rocha de Faria, marcou presença na reunião mensal ocorrida ontem, dia 30, em Jeceaba. Ele apresentou novidades de sua pasta com relação aos circuitos turísticos e o aumento de 0,5 para 1% para o repasse do ICMS Turístico. “A AMALPA engloba 24 municípios e quatro grandes circuitos: Vilas e Fazendas, Circuito Veredas do Paraopeba, Circuito do Ouro e Nascentes do Rio Doce. Esta é a ferramenta para regionalizarmos a política estadual do turismo. Eles são, como a AMALPA, uma associação dos municípios. Estamos sensibilizando as cidades a participarem deles, mas também trabalhamos para aumentar o bolo do repasse para esses circuitos para 0.5%, enquanto se estuda a elevação do da cultura para 1%”, antecipou.

Secretário de Turismo apresentou projetos para alavancar a cultura e as tradições nas cidades como ferramentas para gerar renda e emprego

Para Ricardo a atividade do turismo intimamente ligada à economia criativa pode ser fator indutor de desenvolvimento econômico. Ele apresentou dois programas aos secretários de cultua durante a reunião. O primeiro trata de apoio às festividades, por meio de uma ata de registro de preços, pois festivais gastronômicos, festas religiosas, aniversário da cidade geram emprego e renda. “Ofertaremos a estrutura para que a festa aconteça (palco, som, banheiro e tenda) e o município elaboraria a programação cultural do evento. Somente as cidades participantes dos circuitos terão direito a este benefício. Estamos na fase de publicação do edital”, disse.

O segundo projeto deve ficar pronto no final do ano e trata da implementação e/ou requalificação de sinalização turística, também por meio de ata de registro de preço, ofertando as sinalizações horizontal, vertical, trilhas ecológicas e caminhos de inspiração religiosa. “Neste último caso, temos a felicidade de ter aqui na AMALPA nossa querida Congonhas, que é Patrimônio Cultural Mundial e que já possui sinalização interpretativa e rural. Há também um lote de mobiliário urbano para praças, bancos, mesas e portais de embelezamento na entrada da cidade. Conversamos com a Secretaria de Estado de Segurança Pública para que estes tenham duas câmeras, uma na entrada e outra na saída, para fotografar as placas dos veículos, aumentando aumentar a segurança das cidades. Precisamos instalar também uma plataforma que permita ao turista baixar um aplicativo com todas as informações turísticas sobre a cidade”, finalizou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade