SINE Congonhas já realizou mais de 23 mil atendimentos em 2019

11

No decorrer de 2019, o SINE Congonhas já realizou, aproximadamente, 23.500 atendimentos. Neste período, 1.914 vagas de emprego já foram ofertadas. Esses dados foram apresentados durante o 1º Café Empresarial da unidade, realizado nesta quinta-feira, 5, no QG da Inovação. O evento teve o objetivo de estreitar os laços com empresas que já são parceiras do órgão.

Do número de vagas oferecidas, 570 foram preenchidas. Desse número, 147 trabalhadores estavam sendo assistidos pelo Seguro Desemprego. Além disso, do total de empregos ocupados, 513 foram captados pelo SINE. Também foram emitidas 1.200 carteiras de Trabalho e Previdência Social, e realizados 2.667 seguros desempregos.

Atualmente, o SINE conta com 120 empresas parceiras ativas. E essa parceria dá resultado. “A gente consegue chegar até o profissional por meio do SINE de uma forma tão singela, que viabiliza nosso cotidiano, não deixa a gente gastar tempo. Eu sou parceira do SINE e vou continuar sendo”, destacou a supervisora administrativa, Franciele Andrade.

Recentemente, a técnica de segurança do trabalho, Ana Paola Siqueira Paixão Coelho, conseguiu uma vaga de emprego pelo SINE em uma das empresas parceiras. “Atuo há dez anos no mercado e, nesse tempo de carreira, o SINE contribuiu muito para que eu não estivesse totalmente fora dele. Estive ativa participando de processos por meio do SINE e nem sempre obtive sucesso em conquistar esses empregos. Tive uma acolhida atenciosa, ética, com muita humanidade”, contou, observando que também emitiu a segunda via de sua Carteira de Trabalho no órgão.

Segundo o coordenador do SINE Congonhas, Edson Silva, as empresas parceiras oferecem vagas de emprego para diversas áreas, como mineração e do comércio local. Nos últimos meses, o número de vagas aumentou. “Neste ano, sentimos um leve aquecimento do mercado de trabalho. Atipicamente, neste último trimestre, nós tivemos muitas vagas abertas pelas empresas. Geralmente, o último trimestre sempre é mais apagado”, observou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Christian Souza Costa pontuou que as vagas de emprego oferecidas por meio do SINE são democrática, porque conseguem escapar da cultura de indicação. “Quando abrimos uma vaga no SINE, damos a oportunidade a qualquer cidadão de acessá-la. Essa parceria é para permitir que o SINE continue funcionando plenamente em Congonhas e que a nossa população também possa ter acesso a novas oportunidades de emprego e renda aqui no nosso município. Espero que a gente possa contar, em 2020, com todas as empresas aqui representadas”, completou.

SINE Congonhas

O SINE Congonhas é o segundo maior de Minas Gerais / DIVULGAÇÃO

O SINE faz parte de um Sistema Integrado, ligado ao Ministério da Economia e o Dataprev. As vagas são disponibilizadas no portal www.empregabrasil.mte.gov.br e no aplicativo SINE Fácil, onde é possível se cadastrar para entrevistas de emprego, evitando filas. Também podem ser consultadas no em www.congonhas.mg.gov.br. Em 30 dias, a página do órgão, localizada no portal oficial da Prefeitura de Congonhas, recebeu 22.421 visitantes.

O SINE Congonhas é o segundo maior de Minas Gerais, contando com uma infraestrutura completa. A unidade está localizada à avenida JK, 1454, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Telefone: (31) 3731-1727.