28 de março de 2024 15:17

URGENTE! Planos de saúde vão ter que cobrir teste contra o coronavírus

Na tarde desta quinta-feira (13), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu que os planos de saúde vão ter que cobrir os testes sorológicos para o novo coronavírus Covid-19.

A medida começa a vale a partir de sexta-feira (14), e o chamado teste rápido tem a função de detectar a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao coronavírus. No mês passado, a ANS derrubou na Justiça decisão liminar que obrigava os planos a oferecerem os testes.

Na ocasião, a agência argumentou que não é possível fazer uso de testes, de forma paulatina e segura, como auxílio no mapeamento de pessoas infectadas.

Testes sorológicos contra o coronavírus

Desde de março, os planos de saúde são obrigados a cobrir o exame RT-PCR, que identifica a presença do material genético do vírus, com coleta de amostras da garganta e do nariz. Mas o teste não consegue detectar infecções em estágio inicial ou depois da cura da doença.

O teste sorológico é indicado para pessoas que tiveram sintomas da doença há mais de dez dias, pois a produção de anticorpos no organismo leva alguns dias para ser detectada pelo exame.

Segundo a ANS, poderão realizar o teste sorológico pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomas, além de crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo coronavírus.

Por outro lado, estarão excluídos da realização obrigatória do exame pacientes que;

  • Tenham RT-PCR prévio positivo para coronavírus;
  • Que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo;
  • Já tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de 1 semana, exceto para crianças e adolescentes com quadro suspeito.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade