18 de abril de 2024 04:42

Usuários contam com nova estrutura de atendimento no trecho da BR-040 em Carandaí

Além da modernização do Posto de Atendimento ao Usuário 19, Via 040 revitalizou o ponto de ônibus vizinho à base operacional

Nova Lima, 04 de julho de 2016 – Mais conforto e acessibilidade para os usuários da BR-040. São estes os principais ganhos obtidos com a modernização dos postos de atendimento aos usuários da Via 040, presentes em todo o trecho sob concessão, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). Em maio, a Concessionária concluiu os trabalhos no Posto de Atendimento 19, localizado no Km 660 da rodovia, em Carandaí. Desde 22 de outubro de 2014, as equipes da Via 040 posicionadas nesta base operacional atuaram em 9204 eventos na rodovia, média de 15 por dia.   

O Posto de Atendimento 19 cobre um trecho de 50 quilômetros da BR-040, entre os quilômetros 635 e 685. O segmento é uma rota movimentada, usada por milhares de usuários que seguem tanto para o Rio de Janeiro quanto cidades históricas como Tiradentes e São João del-Rei. 

Pedágio

A base operacional da Via 040 fica aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com área de 11 mil metros quadrados, a estrutura oferece espaço para descanso, banheiros e fraldário, além de canais de comunicação com a Concessionária. A edificação segue padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência, como rampas, e atendimento direcionado para usuários com problemas de visão ou audição.

 Em conjunto ao acolhimento dos usuários da rodovia, a estrutura abriga as equipes da Via 040 responsáveis por serviços como socorro mecânico e médico, além da frota composta por ambulâncias, guinchos e viaturas de inspeção, dentre outros equipamentos. 

“O posto de atendimento de Carandaí se junta a outras 19 estruturas que estão sendo modernizadas. Estamos implantando na BR-040 um dos sistemas mais modernos do mundo quando o assunto é atendimento em rodovia”, explica o diretor de Operações da Via 040, José Aparecido de Oliveira. 

 

AJUDA NA HORA CERTA

Dos 9204 atendimentos registrados na área do posto 19, 3232 – 35% do total – estão relacionados ao socorro mecânico, como panes secas, mecânicas, elétricas e problemas no sistema de rodagem do veículo.O auxílio prestado pela Concessionária quando a bateria descarrega, o pneu fura ou o cabo de vela se solta representa menos transtornos e soluções mais rápidas, principalmente à noite. 

Em 19 meses de operação, 3990 veículos foram atendidos no segmento de 50 quilômetros. Além das panes, as equipes de atendimento atuaram no socorro a vítimas de acidentes, combate a incêndios na faixa de domínio, coordenação do deslocamento de cargas especiais e recolhimento de animais nas pistas, dentre outras situações. 

Tratando-se do serviço médico de emergência, os profissionais da Via 040 realizaram 684 atendimentos clínicos no trecho em questão.

PONTOS DE REFERÊNCIAS

O gerente de Operações da Via 040, Fabiano Silva, destaca que, nos postos de atendimento, os usuários podem obter informações úteis sobre trajetos e indicações sobre serviços básicos como unidades de saúde, rede hoteleira e borracharias. “O trabalho de modernização trouxe outras mudanças, como nova sinalização, o que facilita a identificação do posto na rodovia por parte do usuário, iluminação mais eficiente e monitoramento por câmeras, oferecendo mais segurança aos motoristas, passageiros e pedestres que recorrem ao atendimento nesta estrutura”, destaca. 

A Via 040 está promovendo a modernização de 20 postos de atendimento do trecho sob concessão da BR-040. As estruturas estão posicionadas, em média, a cada 45 quilômetros. Doze postos modernizados já estão em operação.

 

GANHO PARA A COMUNIDADE

Em conjunto às obras de modernização do Posto de Atendimento 19, a Via 040 entregou à comunidade de Carandaí um novo ponto de ônibus, posicionado nas proximidades da base operacional. Os maiores beneficiados são os moradores da localidade de Pedra do Sino.

A estrutura foi recuada das margens da BR-040 e recebeu faixas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros, promovendo mais segurança aos usuários do transporte público. Construído em concreto, o ponto de ônibus também oferece maior proteção aos moradores da região em períodos de chuva e de sol intenso.

 

LOCALIZAÇÃO DOS POSTOS DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS

 

4 POSTOS DE ATENDIMENTO EM GOIÁS
Posto de Atendimento 1 Valparaíso de Goiás – Km 1,8
Posto de Atendimento 2 Luziânia – Km 51
Posto de Atendimento 3 Cristalina – Km 96
Posto de Atendimento 4 Cristalina – Km 148
 
17 POSTOS DE ATENDIMENTO EM MINAS GERAIS
Posto de Atendimento 5 Paracatu – Km 43
Posto de Atendimento 6 Paracatu – Km 85
Posto de Atendimento 7 João Pinheiro – Km 128
Posto de Atendimento 8 João Pinheiro – Km 190
Posto de Atendimento 9 João Pinheiro – Km 225
Posto de Atendimento 10 Três Marias – Km 272
Posto de Atendimento 11 Três Marias – Km 314
Posto de Atendimento 12 Felixlândia – Km 356
Posto de Atendimento 13 Curvelo – Km 411
Posto de Atendimento 14 Caetanópolis – Km 453
Posto de Atendimento 15 Sete Lagoas – Km 481
Posto de Atendimento 16 Contagem – Km 525
Posto de Atendimento 17 Nova Lima – Km 569
Posto de Atendimento 18 Congonhas – Km 611
Posto de Atendimento 19 Carandaí – Km 660
Posto de Atendimento 20 Barbacena – Km 709
Posto de Atendimento 21 Santos Dumont – Km 747*

 

ESTRUTURA DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO

  • 21 postos de atendimento
  • 29 ambulâncias
  • 35 guinchos
  • 23 viaturas de inspeção
  • 2 motocicletas de inspeção (Anel Rodoviário e Entorno do Distrito Federal)
  • 6 caminhões-pipa
  • 6 caminhões para resgate de animais
  • 16 Painéis de Mensagens Variáveis
  • 1 Centro de Controle Operacional (CCO)

 

SERVIÇO

Todos os serviços da Via 040 podem ser acionados pelo atendimento telefônico gratuito, via o número 0800-040-0040. Também está disponível o atendimento telefônico gratuito direcionado a pessoas com deficiência auditiva e da fala pelo número 0800-033-0040. Outros canais de relacionamento oferecidos são os e-mails faleconosco@via040.invepar.com.br e ouvidoria@via040.invepar.com.br, chat disponível no site www.via040.invepar.com.br e livros de registros presentes em todos os 21 postos de atendimento.

 

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