19 de abril de 2024 14:09

WhatsApp Web ou Desktop: como usar o app de conversas pelo PC

O WhatsApp é sem dúvidas um dos queridinhos do brasileiro, sendo o aplicativo de mensagens mais usado no país, funcionando tanto para conectar amigos e parentes em conversas individuais ou em grupos como também para empresas através do WhatsApp Business. Mas ele não precisa ficar restrito ao celular: é possível usar o aplicativo no PC tanto via WhatsApp Web como via WhatsApp Desktop – sendo que este último também conta com as chamadas de vídeo.

Em ambos os casos, o uso do serviço ainda depende do celular. Abaixo selecionamos algumas dicas básicas para quem quer começar a usar o WhatsApp no PC. Confira as sugestões e aproveite ao máximo e com segurança a versão para desktops do serviço de mensagens pertencente ao Facebook:

WhatsApp Web

É bem fácil acessar o WhatsApp Web: você precisa ter um computador e estar com o seu celular conectado à internet. Não há como usar o serviço sem ter o smartphone: ele só funciona sincronizado com a conta que está no aplicativo do WhatsApp. Essa conexão entre dispositivos é simples de fazer e depende da leitura de um QR Code.

WhatsApp Web desktop
Antonio Salaverry/Shutterstock

São alguns poucos passos necessários para começar a usar o serviço pelo desktop. Confira abaixo como fazer:

  • Abra o WhatsApp Web pelo navegador do computador. Para isso, clique aqui;
  • Abra o aplicativo do WhatsApp no celular e procure pela função “WhatsApp Web”. Ela fica escondida no menu com três pontos no canto superior direito da tela no Android. No iPhone, a ferramenta pode ser encontrada em “Ajustes”;
  • Toque em Escanear QR Code. O aplicativo vai abrir a câmera do celular. Aí é só apontar o sensor do smartphone para o código que aparece na tela do computador e pronto – você pode começar a conversar com contatos do WhatsApp pelo desktop.
  • O WhatsApp Web apenas espelha o conteúdo do celular para o desktop, então você precisa estar com o smartphone sempre conectado à internet para usar o serviço – seja em uma rede Wi-Fi ou pela internet móvel.

WhatsApp Web não conecta? Confira possíveis soluções

Caso você não esteja conseguindo se conectar ao WhatsApp Web, algumas coisas podem ser feitas para tentar solucionar o problema. Verifique se o seu celular está conectado à internet – se ele estiver offline, o WhatsApp Web não funciona.

Outro problema pode estar na falta de permissão para o WhatsApp acessar a câmera. Como o WhatsApp Web precisa da leitura de um código QR para funcionar, é preciso que o app tenha permissão para acessar a câmera do seu celular. Caso não tenha, é bem fácil mudar:

  • No Android, acesse as Configurações, depois entre em AplicativosWhatsAppPermissões e ative a câmera;
  • No iPhone, entre em Ajustes, depois WhatsApp e dê permissão para a câmera.

Pronto: com a permissão dada à câmera, agora você permite que o WhatsApp escaneie o código QR e, assim, comece a conversar pelo computador.

Como desconectar o WhatsApp Web

Para desconectar a sua conta do WhatsApp Web é simples; veja como:

  • Abra o WhatsApp;
  • Acesse Configurações, se o aparelho for um Android, ou Ajustes, se for um iPhone;
  • Entre em Aparelhos Conectados e toque na opção Sair de todos os computadores.

Depois disso, qualquer sessão que tenha sido estabelecida previamente será interrompida e você terá que escanear o QR Code em seu celular quando quiser abrir o WhatsApp no computador novamente.

WhatsApp Web
Reprodução: dennizn/shutterstock.com

WhatsApp Desktop

O mensageiro também conta com um aplicativo específico para Windows. Com ele, não é preciso manter o navegador aberto no PC para acessar as conversas do WhatsApp.

No entanto, o WhatsApp Desktop não é uma versão completa do aplicativo – é apenas uma forma extra de acessar o WhatsApp pelo computador, ainda necessitando uma conta sincronizada no celular.

Confira abaixo como fazer para baixar, instalar e começar a usar o WhatsApp Desktop:

  • Acesse o site oficial do WhatsApp. Ele oferece duas opções de download: um arquivo executável e um link para a loja oficial Microsoft Store. Escolha o de sua preferência – no caso do arquivo, clique nele para iniciá-lo após o download;
  • Após baixar e instalar, abra o aplicativo do WhatsApp Desktop;
  • No celular, acesse o ícone de meno no canto superior direito e selecione Aparelhos Conectados. Escolha Conectar um Aparelho para a câmera abrir e, então, escaneie o QR Code.

O WhatsApp Desktop conta com alguns recursos não encontrados no Web, como a possibilidade de fazer vídeochamadas. 

FONTE OLHAR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade