Estacionamento Rotativo Digital iniciou nesta terça-feira

Imagem:reprodução
Imagem:reprodução

A partir desta terça-feira, 1º de março teve início a fase de implantação do estacionamento rotativo digital em Conselheiro Lafaiete. Na última semana foi iniciada a instalação da sinalização com a colocação de placas. Esta semana deverá ser feita a marcação das vagas de estacionamento nos locais, com números.

Uma ação educativa também será realizada nas ruas com a distribuição de material explicativo sobre o funcionamento do sistema, que vai organizar o fluxo de veículos nas vagas disponíveis para estacionamento em 24 ruas do município. O novo sistema terá a tecnologia como principal aliado dos condutores que poderão utilizar um aparelho celular para acesso ao serviço.

Segundo o supervisor da empresa TI MOB (Tecnologia e Mobilidade) que vai operar o sistema no município, Diego Alberto Sobrinho, durante o mês de março será feito o cadastramento dos veículos. Para o supervisor, o cadastramento facilitará o condutor na hora de comprar os créditos para pagar pelo serviço via internet utilizando cartão de crédito ou débito, além de ter acesso às vagas de estacionamento por meio de um aplicativo de celular que terá um dispositivo que avisa quando o tempo de permanência na vaga está espirando.

O cadastramento será feito pelos monitores que estarão nas ruas abordando os condutores para que o veículo seja inserido no sistema. Para o cadastramento inicial é necessário informar apenas a placa do veículo, mas ficará a critério do condutor fornecer outros dados para a inclusão no sistema que dará acesso a toda a comodidade do serviço de estacionamento rotativo. Os monitores estarão uniformizados e identificados com crachá.

Sobre o prazo de início da operação, 1º de março, Diego Sobrinho, afirma que todas as atividades já realizadas fazem parte desta implantação, entre elas o inicio de demarcação das vagas e campanhas orientativas. Durante a fase de implantação do novo sistema não haverá cobrança pelo estacionamento de veículos. Após a fase de implantação e esclarecimento aos usuários será cobrado o valor de R$ 2,00 (dois reais) para carros e R$ 1,00 (um real para motocicletas), pelo prazo de duas horas de estacionamento.

Moto

Mototaxista e motofretista que prestam serviço e/ou fazem ponto nas ruas onde haverá o rotativo deverão buscar a regularização junto ao município para terem seus pontos devidamente sinalizados e com isso ficarem isentos do pagamento do rotativo.

A regularização é uma obrigação imposta pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN através da Resolução 356/2010 e demais leis correlatas. A regularização também é obrigatória para prestadores dos serviços que não estão na área de abrangência do rotativo.

Para se regularizar os prestadores de serviço devem protocolar a solicitação na sede da Prefeitura Municipal juntando cópia da documentação exigida.

Informações:
Departamento Municipal de Trânsito
3769-2517

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade