2 de maio de 2024 10:03

Andarilhos Queluzianos desfrutam das belas paisagens entre Catas Altas e localidade do Brás

Laércio Rezende Amaral  –  Andarilho Queluziano

Iniciamos o segundo semestre de 2017 percorrendo uma de nossas mais belas paisagens que está situada às margens do Rio Piranga, mais precisamente uma belíssima região entre a cidade de Catas Altas da Noruega e a localidade do Brás.

Como o grupo Andarilhos Queluzianos é formado por pouco mais de 100 integrantes, a direção sempre teve o zelo de planejar bem suas caminhadas. Cerca de 15 dias antes da caminhada, após terem sido eleitas uma ou duas opções de trajeto, uma comissão do grupo viaja até os locais a fim de fazer um detalhado estudo das condições das estradas e também da escolha do estabelecimento e da contratação do buffet necessário à recepção do grupo no dia da caminhada.

Às 07h00 de uma fria manhã deste sábado, dia 15, um grupo de 51 integrantes do grupo Andarilhos Queluzianos já partia em direção a Catas Altas da Noruega. Um ônibus e um carro de apoio transportaram os caminhantes até o ponto inicial da caminhada. Seriam percorridos aproximadamente 12,5 Km até a localidade do Brás com a opção de uma extensão de mais 3,5 Km em estrada de asfalto até o Pesque e Pague do Luiz onde foi realizada a confraternização do grupo.

Início da caminhada próximo a Catas Altas da Noruega/Divulgação

Cumprindo o planejamento, caixas térmicas contendo gelo para resfriamento das garrafas de água mineral foram repassadas para o TR 4 do Nonato que, por sua versatilidade, faz o trabalho de distribuição do precioso líquido aos caminhantes. Também foram distribuídos vários quilos de bananas para os caminhantes.

O presidente do grupo, Mário Caetano, como de praxe, deu instruções sobre o trajeto e também sobre segurança a serem observadas por todos. Em seguida, foi feita a pose do grupo para a tradicional foto oficial da caminhada. O grupo se pôs em marcha, logo a seguir, a passos largos e apressados.

Já tínhamos informações de que iríamos nos surpreender com as belezas da região.  Por muitos quilômetros, desfrutamos do belo visual que o Rio Piranga nos proporcionava ao serpentear pelos vales e entre matas nativas. Muitos sítios, chácaras e fazendas se beneficiam desta riqueza e assim assistimos paisagens belíssimas o que nos fazia para inúmeras vezes para registrar destaques em nossas câmeras. Desta forma, o tempo foi passando sem que nos déssemos conta e, ao final de 2 horas em média e quase 13 Km, o grupo já estava reunido na localidade do Brás de onde partiu, no ônibus, em direção ao Pesque e Pague do Luiz. Alguns integrantes do grupo optaram por realizar este último trecho de 3,5 Km a pé cumprindo, assim, um trajeto mais longo totalizando 16 Km em tempo médio de 3 horas de caminhada.

Chegando ao Pesque e Pague, nos deparamos com um lugar bem tranquilo, bem aconchegante. Um lago artificial a beira da estrada, rodeado por um belo gramado já é um bom cartão de visitas do estabelecimento. O restaurante e bar é bastante confortável e administrado por Luiz e sua família. Ao adentrar o restaurante, já nos deparamos com várias bacias de frutas cortadas: melão, melancia, banana e abacaxi. Que delícia e como faz bem ingerir estas frutas após uma longa caminhada.

Os integrantes do grupo, à medida que iam chegando, espalhavam-se pelo salão que foi dominado pelas vozes alegres de todos que queriam, ao mesmo tempo, comentar sobre as belezas da caminhada bem como sobre assuntos diversos que precisavam ser colocados em dia após um mês do último encontro.

Enquanto isto, Luiz e sua equipe se multiplicavam para distribuir os salgadinhos saborosos simultaneamente com as bebidas. Duas horas após iniciada a confraternização, foram iniciadas as homenagens aos aniversariantes do mês. Aplausos e abraços foram fartamente distribuídos.

Logo após, foi servida uma deliciosa comida preparada pela competente equipe do Luiz. E como se não bastasse, após o almoço, vários tipos de doces foram colocados para self servisse. Só se ouviam elogios por parte de todos. Elogios sinceros.

Cumprindo o planejamento da caminhada, por volta de 16h30, todos se despediram de Luiz e equipe agradecendo pela qualidade dos produtos servidos bem como do excelente atendimento prestado o que garantiu muitas promessas de voltar o mais breve possível.

Até a próxima caminhada em agosto. Abraços a todos dos integrantes do grupo Andarilhos Queluzianos.

Após a caminhada andarilhos experimentaram a gastronomia regional/Divulgação

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade