2 de maio de 2024 01:19

Pioneirismo e protagonismo: Lafaiete é a primeira cidade da região a certificar produtores com SIM

Pioneirismo e protagonismo: Lafaiete é a primeira cidade da região a certificar produtores com SIM/CORREIO DE MINAS

Lafaiete entrou para o grupo seleto de cidades que certifica os produtores em suas atividades autorizando a comercialização de produtos de original anima e vegetal. Esta semana, o Município se tornou primeira cidade da região e de Minas a entregar os 2 primeiros títulos de Registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O ato oficial aconteceu no gabinete do prefeito Mário Marcus (DEM) e contou com a presença de representantes do Sindicado dos Produtores Rurais, outras lideranças, além do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Lana cuja pasta é a responsável pela análise e liberação dos certificados. As empresas credenciadas marcaram presença no evento. “Foi um trabalho longo para chegarmos até aqui. Houve muito atraso”, disse o empresário Carlos Eugênio Lana. Ela é o primeiro empresário a receber o título. Eugênio é do Laticínio Três Barras, situado na localidade homônima, que recebeu autorização sanitária para venda do queijo minas frescal, padrão e muçarela. Seu empreendimento se adequou a nova legislação e desde 2016 vem passando por diversas vistorias inclusive com a aprovação planta e estrutura física.

O segundo título foi entregue a Fernanda Maia Silva de Castro. Ela é responsável pelo comércio Grafee Alimentação Saudável, situado no Campo Alegres onde produz vegetais minimamente processados simples e mistos.

Segundo as responsáveis pelo SIM, Nayara Sacramento e Lidina Vidal, outras empresas já encaminharam documentação para certificação e em breve também receberão o selo. A certificação garante qualidade, alimentação segura além de valorização dos produtos locais, autorizando a comercialização em Lafaiete e cidades vizinhas.

CODAP

O Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP) já trabalha com o projeto do SIM regional e será o primeiro do Brasil a certificar produtores regionais. A parceria inédita já bem adiantada através do IMA, Sebrae e Consórcio.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade