17 de maio de 2024 09:23

Vereadores questionam construção da nova Escola Meridional; Vale diz que obra fica pronta em dezembro de 2022

O Vereador André Menezes (PL) apresentou um requerimento questionando a mineradora Vale sobre a data do início da construção da nova Escola Meridional, em Lafaiete.

Em março de 2020, os alunos da Escola Meridional tiveram suas aulas suspensas no prédio próximo ao Morro da Mina, onde a reavaliação da estabilidade da pilha de estéril da Vale indicou riscos na exploração de manganês.
“Nossa intenção é ter conhecimento de quando inicia e o prazo de término. Sabemos que até agora o projeto de engenharia foi apresentado a prefeitura”, justificou Menezes. “Quando se trata da Vale ficamos com receio”, salientou o Vereador Fernando Bandeira (DEM).

Resposta

Nossa reportagem entrou em contado com a Assessoria de Comunicação da Vale quando ela informou a expectativa de assinatura do Termo de Compromisso entre a mineradora e prefeitura seja assinado em breve e que a obra será entregue a comunidade em dezembro de 2022.

“O projeto da nova Escola Meridional de Conselheiro Lafaiete já foi apresentado para a comunidade escolar, conselho municipal de educação, comissão de pais e professores, além da prefeitura. A expectativa é de que o Termo de Compromisso entre Vale e prefeitura seja assinado nos próximos dias e a obra seja entregue em dezembro de 2022.

https://youtu.be/-1LHKVbjSY8

A obra é uma compensação social para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos pais e alunos, além de garantir a retomada da normalidade na comunidade. A unidade será construída em um terreno doado pela Vale, fora da área de interferência da operação, no mesmo bairro da antiga estrutura, conforme demanda da comunidade. O projeto amplia a capacidade de atendimento de alunos de 650 para até 900 crianças. A escola poderá atender do berçário até o nono ano do ensino fundamental.

Com mais de 7 mil m2 de área construída, a escola terá 21 espaços educacionais, entre salas de aula, biblioteca, área multiuso e dois playgrounds, além de área administrativa e áreas de serviço. O projeto foi feito com base em conceitos de sustentabilidade, desde o método construtivo, com a redução do consumo de água, por exemplo, até a instalação de um sistema de energia solar.”

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade